O trânsito no local estava parcialmente suspenso há três dias para carros de passeio, mas, no início da noite deste sábado, o tráfego foi totalmente impossibilitado por causa da lâmina de água na pista.
Na tarde deste sábado (19), as provas foram enviadas por equipes do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) para as cidades de Feijó, Tarauacá, Cruzeiro do Sul e Mâncio Lima. O exame está marcado para ocorrer entre os dias 23 e 24 deste mês.
Imagens, divulgadas pelo Inep, mostram filas de carros parados às margens da BR-364. As provas eram levadas também por equipes dos Correios, escoltados por homens do Exército, Polícia Rodoviária Federal e da Polícia Militar.
As provas vão ser reaplicadas para candidatos que tiveram diagnóstico de Covid-19 ou aqueles que foram prejudicados por problemas logísticos, como salas lotadas, na aplicação de 17 e 24 de janeiro (prova impressa), e de 31 de janeiro e 7 de fevereiro (prova digital), e tiveram direito a pedir uma nova aplicação do exame. Os pedidos foram analisados individualmente pelo Inep.
A reaplicação está prevista em edital e ocorre em todas as edições. Para o Enem 2020, ela será em 23 e 24 de fevereiro.
No Acre, 126 candidatos vão fazer a prova em 12 cidades. Os portões abrem às 10h no Acre (12h horário de Brasília) e fecham às 11h (13h em Brasília). As provas começam às 11h no horário do estado acreano.
Pelo menos sete cidades estão em situação de emergência devido à enchente dos rios. Há cerca de 130 mil atingidos pela alagação e centenas de desabrigados na capital e no interior do Acre.
A reaplicação será no formato impresso para todos os participantes que foram autorizados a refazer a prova, mesmo aqueles inscritos no Enem digital.
Na sexta (19), o Inep divulgou os endereços dos locais de provas. A informação está na Página do Participante, e pode ser acessada com login e senha de cada candidato que pediu a reaplicação. O endereço é https://enem.inep.gov.br/participante/