21/02/2021 às 10h12min - Atualizada em 21/02/2021 às 10h12min

CEREJEIRAS: APAE completa 32 anos de atividades neste dia 21 de fevereiro

Gazeta Rondônia
Gazeta Rondônia

Gazeta Rondônia Publicidade 790x90

Neste dia 21 de fevereiro a APAE de Cerejeiras completa 32 anos de fundação, esta história começou em 1989, com uma ação da comunidade em ofertar um ensino mais digno à pessoa com deficiência, com apenas 20 alunos em uma casa de madeira, iniciaram as atividades da escola especial.
No ano de 1992 um gesto de desprendimento e muito amor à causa o Doutor Claúdio Wolff Harger e sua esposa Sra. Cláudia Lagoeiro Dutra Harger, doaram a atual sede da Escola Especial.
 
A instituição buscou parcerias, convênios e doações e adquiriu outros terrenos ao seu redor.  Após alguns anos foi agraciada com a aquisição da chácara da antiga ASBERON para atividades multidisciplinares.

Chegamos ao ano de 2020, com nova diretoria da APAE de Cerejeiras, tendo em sua formação profissionais liberais, empresários e produtores rurais que iniciaram  um trabalho com um folego renovado e a Escola Especial tendo a sua frente como diretora, Gisleine Soares da Cruz, que fala da importância de fazer parte da instituição. “É uma alegria poder participar da caminhada desta importante instituição, que é abençoada pelo Senhor.” Disse.

No ano de 2020 a APAE teve momentos difíceis e de muita transformação, com o término das aulas presenciais e início da Pandemia da Covid 19; os trabalhos internos não pararam na diretoria da Associação e da Escola Especial, buscando parcerias e convênios, renovando cadastros com entidades, buscando recursos, apoio e confiança de toda comunidade civil e pública.

Os bons frutos colhidos reverterão em atendimentos de saúde nas áreas de psicologia, fisioterapia, fonoaudiologia e na área educacional aquisição de materiais de expediente, pedagógico, além da motivação do quadro de colaboradores e professores.

As colaboradoras Sônia e Sirdinéia declararam, “não paramos e sentimos uma paz no nosso trabalho, tudo  se reverte em qualidade para o educando/paciente na nossa instituição.” Afirmaram.

A professora Cleci também deu seu depoimento, “15 anos atrás no início de tudo foi um desafio, hoje a APAE é minha família, o sentimento é maior, inexplicável e de pequenos a grandes ganhos as atividades e os atendimentos estão fluindo e se transformando.” Disse Cleci.

A  professora Gislene Messias de Souza Rosa, em seu depoimento disse, “parabenizo toda a equipe Apaeana, obrigado por acreditar que somos capazes de fazer a diferença na vida das pessoas, parabéns APAE pelos 32 anos de lutas e vitórias”. Afirmou Gislene.
 
A mãe de aluno Jacicléia também se pronunciou, “parabenizo a APAE e tenho prazer do meu filho estudar nesta escola, agradeço a dedicação de todos pelo trabalho realizado e por fazer parte da minha vida e de minha família”. Disse.

A professora Angelita Matias afirmou, “trabalhar na APAE para mim é dar e receber amor, é se colocar no lugar do outro, é um constante ensinar e aprender, é um grande privilégio fazer parte desta importante instituição”. Disse Angelita.

A presidente da instituição Rosana Stadnik, em nome de toda diretoria da APAE descreve este momento especial, “sou grata por ter recebido o convite de fazer parte desta importante instituição, confesso que não imaginava tanto amor, carinho, cumplicidade que existia aqui dentro da APAE, professores e alunos proporcionam a mim um dos melhores sentimentos que é a gratidão, quero dedicar o meu melhor para que todas as melhorias possíveis sejam alcançadas para nossas crianças e adultos especiais, eles merecem todo carinho  e atendimento as suas necessidades”. Finalizou Rosana.


 
AÇÕES POSITIVAS, CONVÊNIOS E PARCERIAS FIRMADAS

Realização de rifa, feijoada, live musical e leilão virtual, todos realizados durante o ano de 2020 com grande sucesso.

Ações recebidas: Convênio de cedência de servidores com o poder público estadual e municipal no ano 2020 e 2021.

Liberação de recurso financeiro com a SEDUC e CMDCA utilizado na compra de material pedagógico, material de expediente e contratação de profissionais de fisioterapia e fonoaudiologia.

Repasse financeiro da câmara de vereadores de Cerejeiras, utilizado na reforma do bloco de fisioterapia, com troca de telhado, forro, portas e varanda.

Poder Judiciário do Estado de Rondônia por meio do Promotor de justiça Victor Ramalho Monfredinho e da Juíza de Direito Ligiane Zigiotto Bender, que destinaram a doação de madeiras apreendidas que foram utilizadas no Projeto de Equoterapia que será ser implantado na chácara da APAE. 

Federação das APAEs do Estado de Rondônia, doou um de um veículo Van para transporte de alunos.

Emenda parlamentar do deputado estadual Ezequiel Neiva que foi destinada para aquisição de equipamentos de fisioterapia.

PRORROGADO O PRAZO DE VIGENCIA DO CONVENIO DE CEDENCIA DE SERVIDORES NA APAE DE CEREJEIRAS

A SEDUC concede 1° TACNV- TERMO ADITIVO DE CONVENIO Nº 152/PGE -2020, para APAE de Cerejeiras, prorrogando o prazo de Vigência do Convênio até o dia 31 de dezembro de 2021, a contar do término anterior, dando continuidade aos termos iniciais do convênio de cedência de servidores na APAE de Cerejeiras – RO, de acordo com Art. 50, §4º da Lei Complementar nº680/2012. Processo: 0029.167528/2020-00. Data de assinatura: 07/12/2020. Assinaram: Suamy Vivecananda Lacerda de Abreu – Secretário de Estado /SEDUC e Rosana Stadnik da Abreu – representante da APAE.

ACORDO DE COOPERAÇÃO Nº 001/2020

Acordo de cooperação que firmam o Município de Cerejeiras e a Associação de Pais e Amigos dos excepcionais – APAE, para cedência de servidores, nos termos da Lei Municipal 2631/2017. O presente acordo tem por objeto a cedência de 7 (sete) servidores efetivos municipais pelo período de 01/01/2021 a 31/12/2021, para prestarem serviços na Associação de Pais e amigos dos Excepcionais – APAE de Cerejeiras. Data da assinatura: 22/12/2020. Assinaram: Lisete Marth –Prefeita Municipal-Cooperado e Gisleine Soares da Cruz – Diretora da APAE –Cooperante.
 

Gazeta Rondônia Publicidade 790x90


Notícias Relacionadas »
Comentários »