03/09/2022 às 21h29min - Atualizada em 03/09/2022 às 21h29min

Gado que pasteja em área com sombra desenvolve sistema imunológico mais resistente, diz estudo

Gazeta Rondônia

Gado que pasteja em áreas com sombra desenvolve sistema imunológico mais resistente, ou seja, em sistema de silvipastoril, segundo um estudo da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Um sistema de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF) criado pela Embrapa foi desenvolvido em dois anos.

Em dois anos de pesquisa, o gado que viveu em espaço arborizado teve mais resistência aos vermes. Segundo o pesquisador da Embrapa, Luciano Lopes, mesmo com a contaminação da pastagem, esses parasitas não atingiam de forma maior o gado.

"Apesar da contaminação da pastagem, isso não refletia em um parasitismo maior nos animais. Acessar a sombra, ele mantém essa fisiologia mais constante, mais equilibrada. A gente viu também que o sistema arborizado melhora em torno de 20% a 30% nas condições térmicas para o animal", disse.

Já o outro sistema, sem arborização, o animal fica com bastante calor.

"O animal quando está em um sistema de monocultivo de pastagem, fica com extremo calor, então ele tem uma alteração fisiológica de forma em geral", disse.

Lopes ainda reforça sobre a importância do cuidado estratégico com o gado

“O pecuarista deve manter o controle estratégico, pois este é eficiente para manter o rebanho protegido. Assim ele evita vermifugações desnecessárias, reduz custos e atraso no processo de criação de resistência dos vermes ao princípio ativo usado no combate”, recomenda.

O benefício de ter um gado mais saudável diminui a perda de animais, parasitismo e necessidade menor de vermifugação durante o ano.

A Embrapa destaca que o manejo sanitário contra verminoses não deve ser diferente em sistema silvipastoril. Em etapas anteriores da pesquisa, a conclusão foi que no ILPF, novilhas nelore ganharam mais peso e apresentaram maior precocidade sexual. Fonte: G1


Notícias Relacionadas »
Comentários »