Pelo menos 11 dos 17 ipês plantados no Campus Colorado do Oeste do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), como atividade de intervenção proposta durante o desenvolvimento do “Projeto interdisciplinar de ensino: desenvolvimento de processos de intervenção em questões socioambientais”, floresceram em 2022.
O projeto foi coordenado pela professora Aparecida Gazquez e realizado em 2019 pelos alunos do 1º ano A do Curso Técnico em Agropecuária Integrado ao ensino médio, sob orientação da professora Miriam Orloski, que trabalhou com a temática “desmatamento”.
Cada ipê plantado representou uma turma do curso. “Herança Verde” foi o nome escolhido pelos alunos da turma para esta ação e, segundo a professora Miriam Orloski, a expectativa era de que a área pudesse ser transformada em um recanto com bancos e mesas para descanso e lazer. “Essa será a herança dos alunos do ano de 2019 para todas as pessoas que passarem por este campus daqui para o futuro”, destacou a professora na época do plantio.
Confome Orloski, em 2022, pelo menos 11 dos 17 ipês plantados já floresceram. “Pelo desenvolvimento das mudas plantadas em 2019, em breve a expectativa da construção de uma área para lazer e descanso sob as árvores se tornará uma realidade e, enquanto isso, a ideia de uma Herança Verde vai se consolidando”, destacou.
Alunos do curso Técnico em Agropecuária integrado ao Ensino Médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Colorado do Oeste, realizaram o plantio de mudas de ipê na unidade no dia 28 junho de 2019
Na atividade, cada turma recebeu uma muda e realizou o plantio com a orientação dos servidores Anderson Braun, Flávio Caldeira e Pablo de Lima. Ao todo, 17 mudas de ipê foram plantadas em áreas determinadas pela Direção-Geral do campus.
A Professora Miriam informou que a proposta foi nomeada de “Herança verde” pelos alunos organizadores. “A expectativa é que em breve a área possa ser transformada em um recanto com bancos e mesas para descanso e lazer. Essa será herança dos alunos do ano de 2019 para todas as pessoas que passarem por este campus daqui para o futuro”, destaca a professora.