Visitantes da 41ª Exposição Agropecuária, Industrial e Comercial de Ji-Paraná (Expojipa) vão receber orientações da equipe da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semeia) sobre a importância da reciclagem, arborização, fazer o descarte correto de resíduos e como usar aplicativo Guardiões do Meio Ambiente, que é um aliado importante para combater a prática das queimadas urbanas. Os assuntos foram definidos em reunião com a equipe da Semeia.
A secretária da Semeia, Jeane Muniz, afirmou que no espaço da secretaria, no estande da Prefeitura de Ji-Paraná, será colocado um estudo gravimétrico, que mostrará o perfil dos resíduos gerados no município. “É uma oportunidade para que as pessoas conhecerem a geração qualitativa e quantitativa dos resíduos sólidos urbanos”, comentou.
Segundo o coordenador de Educação Ambiental, Wendell Goulart, a equipe vai distribuir requisições para a pessoa retirar mudas no Viveiro Municipal (VM), contribuindo com a arborização urbana e na recuperação de áreas degradadas. “Apresentando a requisição, cada pessoa poderá retirar até cinco mudas no VM”, informou.
Outro assunto que será abordado pela equipe será os impactos que a queimada urbana pode causar ao meio ambiente e como as pessoas podem denunciar pelo aplicativo ou ligando para os números 3423-3791 (Polícia Ambiental, 193 (Corpo de Bombeiros) e 3411-4204 (Semeia). “Queimada é crime e a fumaça causa várias doenças respiratórias”, lembrou Jeane Muniz.
A Expojipa vai acontecer de 21 a 25 de setembro, com diversas atividades no Parque de Exposições Hermínio Victorelli. “Convidamos todos para visitar o estande da prefeitura e conhecer o nosso espaço”, admitiu a secretária. Fonte: Assessoria