m comemoração ao Bicentenário da Independência, o Museu do Índio irá lançar uma série sobre a “História do contato protagonizada pelos Zoró”, durante a 16ª edição da Primavera dos Museus, entre os dias 20 e 23 de setembro. O Museu, órgão científico-cultural vinculado à Fundação Nacional do Índio (Funai), vai promover no YouTube a pré-estreia de quatro vídeos da série: “Antes de ver o branco”, “O veneno está no ar”, “Os Clãs” e “Dos jovens de ontem aos jovens de hoje”.
Os filmes narram o impacto do contato com os não indígenas e a descoberta de uma nova sociedade sob a perspectiva dos habitantes da Terra Indígena Zoró, situada no município de Rondolândia (MT). Confira o trailer:
A série é uma iniciativa de servidores da Coordenação Regional da Funai em Ji-Paraná (RO) e foi concebida a partir de entrevistas com indígenas mais velhos, que vivenciaram o período anterior ao contato com a sociedade não indígena, e também com representantes das gerações sobreviventes ao contato.
A iniciativa faz parte da programação da 16ª Primavera dos Museus, em que o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) propõe renovar os olhares sobre a Independência “sob a ótica da diversidade cultural, da liberdade de pensamento, da inclusão, da pluralidade de experiências e de interpretações”. Realizada anualmente pelo Museu do Índio, a atividade visa apoiar projetos de preservação e fortalecimento do patrimônio cultural indígena.
Serviço
A pré-estreia da série de vídeos “História do contato protagonizada pelos Zoró” será no Canal do Museu do Índio no YouTube. Confira a programação:
20 de setembro: 19h - Antes de ver o branco
21 de setembro: 19h - O veneno está no ar
22 de setembro: 19h - Os Clãs
23 de setembro: 19h - Dos jovens de ontem aos jovens de hoje
* Cada vídeo ficará disponível no canal até às 10h do dia seguinte. Fonte: Assessoria