De 25 de agosto a 11 de setembro, o Parque Eduardo VII, em Lisboa, Portugal, recebeu o maior evento dedicado a promover a literatura lusófona e fomentar o gosto pela leitura: A Feira do Livro de Lisboa.
Foi celebrado o 92º aniversário do evento e contou com a participação de mais de 140 expositores, distribuídos por 340 pavilhões, os quais trouxeram à Feira mais de 700 marcas editoriais, com expectativa de mais de meio milhão de visitantes.
“Isso exigiu uma reorganização do espaço, que obrigou a um esforço de produção logístico extraordinariamente complexo”, disse o presidente da Associação Portuguesa de Editores e Livreiros – APEL (organizadora do evento), Sr. Pedro Sobral.
A Feira do Livro de Lisboa surpreendeu a expectativa dos escritores brasileiros e um novo novo conceito, com pavilhões/estandes renovados, maior público, em uma edição mais sustentável e pensada para novos leitores, sendo a maior edição de todos os tempos.
Para Izabel Cristina, única representante de Rondônia e da Amazônia durante a feira, fomentou a Literatura Infantil por meio da obra: O Boto da Amazônia, um texto que levou a cultura, identidade e o patrimônio natural da Amazônia para uma feira internacional, mostrando as potencialidades regionais por meio da apresentação cultural do boto cor de rosa e sua versatilidade, e o privilégio do povo brasileiro em conviver com estes animais dóceis que vivem nos rios da Amazônia.
Houveram ainda diversas participações no Estande da Rede Sem Fronteiras, coordenado pela Dyandreia Valverde Portugal, com destaque para o Dia da Amazônia e a importância da preservação e conscientização da Biodiversidade Brasileira pelo mundo.
Reconhecimento pela Rede Sem Fronteiras
Comemorando o aniversário de 9 anos da entidade, foram outorgados Troféus Sem Fronteiras nas categorias: Cultura Sem Fronteiras; Apoio Cultural: Juntos, somos mais fortes!; Autores Homenageados de Honra; E o exclusivo “Troféu Magnífico Sem Fronteiras”; aos escritores membros da Rede Sem Fronteiras e autoridades do meio cultural escolhidas com especial critério.
Representando a Amazônia, a escritora Izabel Cristina, recebeu da Presidente Dyandreia Portugal, O Troféu Cultura Sem Fronteiras pelo reconhecimento a seu trabalho elevando a cultura da Amazônia pelo mundo. A escritora foi empossada como membro acadêmica pela ALALS - Académie des Lettres et Arts Luso-Suisse.
Rondônia no Encontro Internacional da AJEB em Lisboa
Outra programação especial aconteceu durante o I Encontro Internacional da AJEB – Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil, com a presença da Presidente Nacional, Dra. Irislene Morato, e uma comitiva de Ajebianas de vários estados brasileiros. Novamente o Estado de Rondônia foi representado pela autora Izabel Cristina da Silva, Presidente da AJEB RO.
O evento teve o seu ápice em uma cerimônia de entrega de outorgas no Salão de Conferências do Hotel Flórida, seguido de jantar com apresentação de fado. A escritora Izabel Cristina da Silva recebeu a Medalha Hellê Vellozo Fernandes, em homenagem a fundadora da AJEB Brasil em 1970.