22/09/2022 às 13h03min - Atualizada em 22/09/2022 às 13h03min

ORGULHO: Psicóloga de Rondônia vence Prêmio Nacional "Inspiradoras 2022"

O concurso premiou mulheres que se destacaram na luta para transformar a vida das brasileiras

Gazeta Rondônia

A premiação é resultado de uma parceria firmada entre Universa, a plataforma feminina do UOL e o Instituto Avon, organização da sociedade civil que realiza ações e apoia projetos para fortalecer a mulher brasileira. 

Foram 21 finalistas, divididas em sete categorias: Conscientização e acolhimento, Acesso à justiça, Inovação, Informação para a vida, Igualdade e autonomia, Influenciadoras, Representantes Avon. As ganhadoras foram escolhidas por um corpo especializado de jurados e também por uma votação online aberta para o público em geral. 
 

A  chef Paola Carosella, comandou a festa de entrega do Prêmio Inspiradoras 2022, no dia 20 de setembro, na Casa Natura Musical, em São Paulo e o evento contou com participações estelares de Sabrina Parlatore, Monica Iozzi, Negra Li. A escritora Liana Ferraz leu poesias de sua autoria e Paula Lima foi a atração musical da noite.Anne competiu o prêmio com outras duas finalistas: Ana Flávia d'Oliveira, Médica especialista em medicina preventiva, tem um currículo dedicado a entender como a violência impacta a saúde da mulher e  criou um espaço de escuta para receber mulheres vítimas de agressões físicas e psicológicas, mediante protocolo para guiar esse acolhimento e Pollyanna Abreu, psicóloga mineira que criou a "Não Era Amor", uma iniciativa voltada para o atendimento psicológico de mulheres que vivem relacionamentos abusivos ou que apresentam traumas depois de sair de um. O atendimento segue uma metodologia que tem por objetivo despertar a consciência da mulher sobre a sua situação e traçar caminhos para o fortalecimento e a mudança de vida.


Anne Cleyanne Alves

A representante de Rondônia Anne Cleyanne, percebeu, durante a graduação em psicologia, uma realidade da Amazônia negligenciada e naturalizada mundialmente: o abuso sexual intrafamiliar, realidade que sentiu na pele ainda criança. Quando esses abusos resultam em gravidez, cujo agressor são avós, padrastros, pais, primos, padrinhos, para proteger a identidade do abusador existe um contrato silencioso na comunidade, afirmando que o genitor é o Boto, reproduzindo, culturamente, os abusos por gerações, devido à impunidade.

Ao concluir o curso, iniciou um projeto para promover, utilizando-se de veículos de comunicação, a discussão sobre o abuxo sexual, entendendo que, a violência só pode ser combatida com informação e políticas públicas. O projeto ganhou força e novas adeptas, surgindo assim a ONG "Filhas do Boto Nunca Mais", atualmente com 82 voluntárias.
 


A associação começou a trabalhar em diversas frentes, atendendo demandas de empregabilidade, dignidade menstrual, mulheres em privação de liberdade, fortalecimento de auto estima da mulher negra e em parceria com a Polícia civil operacionalizau o início do funcionamento da Sala humanizada situada na central de fragrantes da capital, um espaço que acolhe mulheres e meninas que são vítimas de violência e levada para a central de fragrantes juntamente com seu agressor.

Anne Cleyanne com o objetivo de ampliar essa discussão e cobrar ações efetivas contra abusos atuou 8 anos como conselheira municipal da criança e do adolescente no município de Porto Velho, sendo por 2 anos presidente do conselho, atuou 4 anos no conselho de direitos humanos, esteve presente representando o Estado no grupo de trabalho que construíu o pacto por direitos humanos do ministério de direitos humanos família e mulher e também ocupou a cadeira de presidente do conselho estadual dos direitos da criança e do adolescente.
 

"Acredito que somente com diálogo entre as instituições e a exigência de políticas públicas, o Estado e a sociedade passem a ver os problemas que são invisibilizados, possibilitando que meninas e mulheres possam acessar uma qualidade de vida e garantia de direitos reais ", afirmou Cleyanne


A psicóloga também foi homenageada em 2018 pela câmara municipal de vereadores de Porto Velho, no mesmo ano foi destacada em uma reportagem da TV bandeirantes como mulher que faz a diferença no Estado. Em 2019, foi homenageada pela assembléia legislativa e, em 2022, ganhou destaque por meio de ação do Porto Velho shopping como uma das 10 mulheres do Estado que inspiram outras mulheres. 

Em 20 de setembro de 2022, após uma curadoria que teve a participação de centenas de mulheres do instituto Avon foi vencedora do prêmio Inspiradoras, na categoria acolhimento e conscientização, tendo seu trabalho reconhecido através da luta por igualdade e acesso social.
 

Dedico este prêmio a dona Sônia, mulher preta, periférica, que também teve o seu corpo violado, mas me deu a vida para eu estar aqui. Que os corpos das meninas sejam só delas, falou agradecida a vencedora


Confira a entrega da premiação na íntegra




Fonte: Gazeta Rondônia, com informações da UOL, Universa e Instituto Avon


Notícias Relacionadas »
Comentários »