O vereador Thiago José Monteiro Vieira foi alvo de uma tentativa de homicídio na noite de quinta-feira (22). Ele foi baleado enquanto estava na varanda de casa em Colorado do Oeste (RO). A vítima sofreu pelo menos quatro perfurações no corpo: na supraclavicular, no abdômen, mão direita e na perna esquerda.
Após o ataque ele foi encaminhado para atendimento médico em Vilhena, cidade distante cerca de 86 quilômetros, onde passou por cirurgia. O estado de saúde é considerado grave.
Thiago nasceu no dia 16 de março de 1983 em Colorado do Oeste. É casado e foi eleito vereador em 2020 pelo Partido Trabalhista Brasileiro (PTB).
Segundo informações do Sistema de Apoio ao Processo Legislativo da Câmara Municipal de Colorado do Oeste, Thiago é autor de dois projetos de lei. Ambos foram aprovados durante os quase dois anos de mandato.
Um deles é de junho de 2021 e foi aprovado por unanimidade. O projeto instituiu o Programa Farmácia Solidária no município. A intenção é favorecer pessoas de baixa renda com a distribuição gratuita de remédios.
Outro projeto de lei de autoria de Thiago é de março de 2021 e tem relação com o saneamento básico. O projeto dispõe sobre a obrigatoriedade de instalação de equipamento eliminador de ar na tubulação do sistema de distribuição de água.
Na prática, a Companhia de Águas e Esgotos de Rondônia (Caerd) ou qualquer outra empresa concessionária do serviço de abastecimento de água em operação no município de Colorado, é obrigada a instalar um equipamento eliminador de ar na tubulação que antecede o hidrômetro dos imóveis.
O equipamento é uma forma de proteger o consumidor de "pagar pelo ar que sai dos canos — como se fosse água".
Após o ataque na última quinta, a Polícia Militar (PM) foi acionada, registrou o boletim de ocorrência e o caso foi encaminhado para investigação da Polícia Civil de Colorado do Oeste. Segundo o delegado regional Fábio Campos "ainda é cedo para saber a motivação do crime".
Mas já se sabe que o vereador recebia ameaças. O site teve acesso ao boletim de ocorrência registrado após o crime. No documento, a esposa do vereador, testemunha do caso, contou aos policiais que o marido estava sendo ameaçado pelo ex-companheiro dela.
Diante das informações, a PM realizou buscas para tentar localizar o suspeito da tentativa de homicídio, mas ele não foi encontrado até a última atualização desta reportagem. Fonte: G1