O Instituto Federal de Rondônia (IFRO) - Campus Vilhena realizou, no período de 27 a 29 de setembro, na Fundação Cultural de Vilhena, a exposição de uma seleção de obras artísticas produzida por alunos da unidade a partir do ano de 2012. Esta é uma experiência inédita para o campus e foi viabilizada por meio de um projeto de extensão coordenado pela professora da disciplina de artes, Fabiani Maroneze.
O projeto tem como proposição a divulgação, a valorização e a conscientização do público para com a produção artística dos discentes do campus, para fomentar a educação estética significativa através da exposição dos trabalhos artísticos, visto que a disciplina de arte e suas práticas aprimoram o despertar dos sentidos e sensações, a interpretação e amplia o olhar do espectador.
A mostra foi aberta para visitação pública e contemplou variados trabalhos artísticos produzidos pelos estudantes do campus durante as aulas de arte, como mandalas, desenhos a lápis grafite, mosaicos, padrões geométricos, colagens, desenhos de observação, produções com fios, origamis e diversas técnicas de pintura.
Fabiani explicou que “propomos esta mostra artística em ambiente externo para que aproxime a comunidade vilhenense da comunidade acadêmica do Campus Vilhena, proporcionando reconhecimento das atividades artísticas produzidas com a finalidade de dar visibilidade e valorizar as mesmas, ao mesmo tempo revelando aos discentes uma experiência significativa de conhecer e vivenciar um ambiente que faz a conexão entre as linguagens artísticas e o público”.
Fabiani também disse que a exibição da produção artística dos discentes é uma etapa importante no processo de aprendizagem, que incentiva a troca de experiências e estimula o fazer artístico. “A disciplina de arte trabalha e desenvolve a criatividade e a imaginação, utilizando as expressões artísticas, possibilitando ao aluno a oportunidade de se expressar através da pintura, dança, teatro, música, desenhos, levando para esses trabalhos as suas vivências e sentimentos. Ver o trabalho exposto faz com que o discente se sinta parte integrante do espaço que ocupa e socialize com o público acadêmico e a comunidade externa os conhecimentos que foram adquiridos durante o processo de produção das atividades artísticas, sendo oportuno, portanto, para a construção da identidade de cada discente, destacou. Fonte: ASCOM