20/10/2022 às 10h12min - Atualizada em 20/10/2022 às 10h12min

VÍDEO: Cerejeiras realizou o 2º Fórum de Apresentação do Projeto “Muito Prazer: Eu, apenado”, da cadeia pública

Gazeta Rondônia

Aconteceu nesta terça-feira, (18) no auditório do Ministério Público da comarca de Cerejeiras (RO), o 2º Fórum de Apresentação do Projeto “Muito Prazer: Eu, apenado”, realizado pelo Conselho da Comunidade na Execução Penal.

O Objetivo do Fórum foi apresentar a comunidade e as autoridades locais a realidade social, econômica, cultural e criminal dos apenados que cumprem pena na Cadeia Pública do Município de Cerejeiras, no que diz respeito aos aspectos sociais, nível de escolaridade, instrução e aptidão ao trabalho, situação econômica dos mesmos e dos familiares e o motivo do crime que gerou a condenação que está sendo cumprida ou já foi extinta nos caso dos egressos.

A Apresentação dos dados tabulados foram apresentados pelos Conselheiros Vanessa Simões e Carlos Henrique Schneider, que exibiram a pesquisa de 2022, fazendo uma breve comparação dos dados tabulados com a pesquisa de 2019, apresentando as principais modificações que ocorrem durantes os anos, para realizar uma leitura crítica do cenário atual.

Durante o evento, houve a participação de 5 reeducandos, que cumprem pena no regime fechado, na unidade prisional de Cerejeiras, que apresentou uma peça teatral de cunho religioso, retratando a passagem bíblica do “Bom samaritano”,  criada pelos próprios Reeducandos que foram supervisionados e orientados pela Companhia de Teatro – COMTECER, com o título: “Muito Prazer: Eu, apenado”. O teatro carrega as possibilidades de desenvolvimento corporal como um todo, oportunizando expor suas emoções por meio do corpo, muitas vezes oprimidas e ignoradas, portanto, essa categoria e todos seus benefícios podem ser evidenciados no desenvolvimento humano.

Nessa ocasião participaram da apresentação da peça teatral os seguintes reeducandos: Sr. Diego de Sá Parente, Sr. Evaldo da Silva Viera, Sr. Odair José da Silva, Sr. Willyan Barbosa Lima e Sr.Wilson José Conti Barbosa.

Além dos Conselheiros do Conselho da Comunidade na Execução Penal de Cerejeiras, o evento contou ainda com a presença de advogados, servidores da Segurança Pública e Judiciário, servidores municipais e representante da câmara de vereadores, que participaram de uma roda de conversa diante dos dados apresentados do perfil sócio-educativo-econômico-criminal dos apenados para a fomentação de políticas públicas para atendimentos adequados, precisos e eficientes tanto do Conselho como de todos os envolvidos e novas implementações de projetos que auxilia no desenvolvimento da cidadania e ressocialização dos apenados.



Os reeducandos que aparecem no vídeo e imagens desta matéria assinaram termo de autorização de divulgação de imagens.

Fonte e Imagens: Conselho da Comunidade da Execução Penal de Cerejeiras.


Notícias Relacionadas »
Comentários »