22/10/2022 às 09h57min - Atualizada em 22/10/2022 às 09h57min

Estudantes do IFRO Calama disputam etapa final do Programa Solve for Tomorrow da Samsung

Gazeta Rondônia

Um grupo formado por cinco alunos do Curso Técnico em Química do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Calama, está entre os dez finalistas da 9ª edição brasileira do Programa Solve for Tomorrow Brasil (Respostas para o amanhã), da Samsung, cuja premiação será realizada no próximo dia 22 de novembro.

O programa incentiva alunos e professores da rede pública de ensino a desenvolverem soluções para problemas locais por meio da abordagem STEM (sigla em Inglês para Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática). Sophia Nunes Alves; Ana Clara de Sousa Mendes; Kauê Eduardo Leite Moret; Laura Lauany Prestes dos Santos e Hugo Rodrigues da Silva são alunos do terceiro ano do Curso Técnico em Química e são acompanhados pelas professoras Minelly Azevedo e Márcia Bay, que orientam o projeto para o desenvolvimento de uma biopomada como alternativa no tratamento da Leishmaniose cutânea.

O grupo está participando da mentoria que acontecerá até dia 8 de novembro. Como os demais finalistas, agora eles produzem um vídeo que detalha o desenvolvimento do projeto, e dia 10 de novembro eles serão avaliados por um júri técnico. Entre os dias 8 e 20 de novembro estará aberta a votação ao público para a escolha dos três vencedores pelo júri popular. Dia 22 de novembro será a divulgação dos três grupos vencedores e o evento final de premiação na cidade de São Paulo, acompanhados pelas professoras orientadoras.

Eles recebem auxílio financeiro do IFRO Campus Porto Velho Calama para custeio de alimentação e transporte, no período em que permanecem na instituição para desenvolver as ações do projeto. Sophia Nunes Alves diz que estão trabalhando muito para concretizarem a atividade, contudo, afirma que está sendo muito gratificante. “Esperamos passar para a próxima etapa e ficar entre os primeiros colocados”, torce a estudante.

Os três grupos vencedores serão premiados pela Samsung. A Professora Minelly Azevedo diz que o grupo está muito confiante e empolgado com o aprendizado. “Foi uma experiência diferenciada e todos estão se esforçando muito para atingir os objetivos”, afirma, destacando o apoio que vem recebendo da instituição, como do Departamento de Pesquisa e da Direção-Geral para dar andamento ao projeto.

“É uma experiência muito gratificante, principalmente porque também estimula os demais alunos a se envolverem em novas propostas”, conclui. Para auxiliar o grupo a trazer o prêmio para Rondônia, as pessoas poderão participar do júri popular no dia 10 de novembro, e conhecer o perfil da equipe no Instagram @equipebiopomada. Fonte: ASCOM


Notícias Relacionadas »
Comentários »