08/12/2022 às 18h13min - Atualizada em 08/12/2022 às 18h13min
CMDCA realiza 11ª Conferência Municipal da Criança e do Adolescente nesta sexta-feira (16) em Vilhena
Gazeta Rondônia
Assessoria
O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente do Município de Vilhena - CMDCA, em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social e apoio da Prefeitura Municipal, Câmara Municipal, Secretaria Municipal de Educação e Secretaria Municipal de Saúde, convida toda a sociedade para participar da 11ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, com a finalidade de analisar, definir e deliberar as ações e diretrizes da Política Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente com vistas à construção de propostas voltadas para a afirmação do princípio da proteção integral e reparação dos danos causados pela pandemia da Covid-19 em suas vidas e restituição dos direitos pós-pandemia nas políticas públicas.
A 11ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente será realizada nesta sexta-feira, 16 de dezembro de 2022, no plenário da Câmara Municipal de Vilhena, com início às 07h e previsão de término às 17h30min.
A realização da 11ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, cumpre as disposições da Resolução do CONANDA nº 227/2022.
O evento terá como tema central: “Situação dos direitos humanos de Crianças e Adolescentes em Tempos de Pandemia de Covid-19: violações e vulnerabilidades, ações necessárias para reparação e garantia de políticas de proteção integral, com respeito à diversidade” com palestra ministrada por Marcia Cristina Tesser.
Programação da 11ª Conferência:
7h – Credenciamento, entrega de Crachás e material
8h - Solenidade de Abertura, composição de mesa e fala das autoridades.
08h45min - Leitura e aprovação do regimento interno da Conferência.
9h - Coffe Break
9h20min - Apresentação cultural
9h30min - Palestra sobre o tema central
11h30min - Pausa para almoço
13h – Apresentação Cultural
13h10min - Retorno e Discussão em Grupo – Eixo Temáticos e Encaminhamento das propostas.
14h - Apresentação em plenária
16h - eleição dos delegados que irão participar da conferencia estadual
17h30min – Encerramento do Evento.
A representante do Conedca e uma das palestrantes no evento Marcia Cristina Tesser, afirmou que esse período de conferencia é de extrema importância para debater e pensar juntamente com crianças e adolescentes medidas para reduzir os danos causados pela Covid-19. As políticas públicas voltadas para o público infanto-juvenil precisam ser preservadas e adequadas ao momento atual e planejadas para o futuro próximo. “Entre as questões mais urgentes estão a proteção contra todas as formas de violência, que apresentaram um aumento alarmante, a promoção de ações de cuidados à saúde mental, além da implementação de medidas de compensação à interrupção da frequência à escola e a promoção de assistência e proteção aos grupos de riscos”. Destacou Márcia Tesser.
As políticas públicas voltadas para o público infanto-juvenil precisam ser preservadas e adequadas ao momento atual e planejadas para o futuro próximo.
Segundo o Pastor Genivaldo Florenços dos Santos, presidente do CMDCA de Vilhena, a participação de toda sociedade nesta conferência é de sua importância para a elaboração de propostas e escolha dos delegados para conferência estadual e nacional.
“Para executarmos projetos adequados às crianças e adolescentes, é fundamental a participação social da comunidade nas conferências, especialmente de crianças e adolescentes do nosso município. Nosso objetivo é a defesa dos direitos da criança e adolescente pós pandemia da Covid que é o eixo central, queremos também dar voz as nossas crianças e adolescentes, por isso a importância da participação de toda sociedade em especial nossos estudantes e universitários. As propostas oriundas da conferência serão ponto de partida para as políticas públicas desenvolvidas pelo executivo municipal". Destacou Pastor Genivaldo.