A estudante Thayna Albuquerque Silva, do 2º ano do Curso Técnico em Informática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Ji-Paraná, foi selecionada dentre jovens de todo o estado de Rondônia para participar do Programa Jovens Embaixadores 2023. A iniciativa leva estudantes de ensino médio da rede pública de todas as partes do Brasil para um intercâmbio de três semanas nos Estados Unidos. Segundo os organizadores, este ano a seleção contemplou representantes de 25 estados brasileiros e do Distrito Federal. O programa é patrocinado pela Embaixada e Consulados dos EUA no Brasil, e conta com o apoio de parceiros dos setores público e privado.
“Estou muito entusiasmada por finalmente poder conhecer mais pessoas que, como eu, realmente querem fazer mudanças positivas/melhorias em suas comunidades. Eu sempre quis ter uma rede de apoio de pessoas ativas em contribuir na resolução de problemas coletivos. Agora terei, pelo menos, 49 novos amigos incríveis advindos de todo o Brasil que farão parte dessa rede, além das conexões que farei com estadunidenses. Espero compartilhar meus conhecimentos e boas energias com todos que encontrarei, e retornar com muito mais a oferecer nos meus próximos projetos. Tenho os melhores votos para este programa!”, frisou Thayna.
A divulgação de resultado pela Embaixada e Consulados dos Estados Unidos no Brasil ocorreu no dia 4 de novembro, com os nomes dos 50 selecionados para o Programa Jovens Embaixadores 2023. A programação completa acontecerá de 10 a 29 de janeiro do próximo ano. Em um primeiro momento, eles passarão por uma orientação antes da partida e da entrevista de visto em Brasília. No dia 13 de janeiro, eles embarcarão para a capital dos EUA, Washington, D.C. Em seguida, serão divididos em grupos menores para uma experiência em outras cidades, onde participarão de atividades como oficinas sobre liderança e empreendedorismo, projetos de impacto social, reuniões com representantes do governo norte-americano, visitarão escolas da região e farão apresentações sobre o Brasil.
O Programa Jovens Embaixadores busca estudantes da rede pública de ensino que pensam criativamente para desenvolver uma ideia, um produto ou serviço com o objetivo de beneficiar não somente a si próprio, mas também a sua comunidade. As ações empreendedoras desses jovens têm como foco inclusão social, educação, cultura, crédito comunitário, mobilidade urbana, igualdade de gênero e raça, meio ambiente, empoderamento jovem, necessidades especiais, cooperativas em geral, entre outros.
Para o Assessor de Relações Internacionais do IFRO, Marcio Rodrigues Miranda, “é gratificante ver que, mesmo com as limitações da pandemia de covid, o IFRO tem conseguido se inserir em diversas seleções para a internacionalização da comunidade acadêmica. O projeto da discente Thayna Albuquerque Silva, orientado pela Professora Lediane Fani Felzke, já se mostrava promissor desde o início, em função do tema escolhido, sendo extremamente importante para a valorização dos povos originários e dos recursos naturais da Amazônia. A inserção internacional do IFRO é extremamente positiva para podermos apresentar o excelente trabalho desenvolvido no tripé ensino-pesquisa-extensão”.
O IFRO busca promover educação de qualidade dentro do ensino público do estado. No primeiro semestre do ano, a estudante Dyuly Kelry Costa Guimarães do IFRO Campus Porto Velho Calama foi aceita no Programa Jovens Embaixadores 2022 para representar o Brasil no mês de julho. Discente do Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio, ela desenvolveu a proposta aprovada o Hub Virtual de Inovação, visando desenvolver um Núcleo Virtual de Inovação para realizar a transferência de conhecimento para o aprimoramento das capacidades tecnológicas e de aprendizagem e para a produção dos principais atores do Sistema Estadual de Inovação do estado de Rondônia. Fonte: ASCOM