11/12/2022 às 10h38min - Atualizada em 11/12/2022 às 10h38min
Prédio histórico que abriga a Fapero passa por reformas
Gazeta Rondônia
O prédio da Fundação de Amparo ao Desenvolvimento das Ações Científicas e Tecnológicas e à Pesquisa – Fapero está em fase de reformas. O intuito é promover mais comodidade aos servidores e melhor estrutura para receber pesquisadores de dentro e fora do Estado, além de visitantes. Os trabalhos têm execução direta da Secretaria de Estado de Obras e Serviços Públicos – Seosp.
O prédio da Fapero é uma das arquiteturas mais imponentes da história de Rondônia e está localizado na Avenida Presidente Dutra, n° 3004, no Bairro Caiari, em Porto Velho.
Sua história remete ao início do século passado na formação de Rondônia, ainda território federal do Guaporé. A 1ª edificação é dos anos 20 quando, passando pela 2ª fase nos anos 50 e por fim nos anos 70. Abrigou militares da República Velha, prelados da então Prelazia do Amazonas, bispado e por fim órgãos políticos ligados ao Governo Federal e, por fim, do Estado de RO (FAPERO).
A localização também compõe outros prédios históricos da região, como o da Universidade Federal de Rondônia – Unir, Palácio Getúlio Vargas, Praça das Três Caixas d’água, Mercado Cultural e Mercado Municipal. Na data de 25 de julho de 2022, o prédio completou 11 anos de sua implantação.
Equipe SEOSP em trabalho de campo nas salas que abrigam as diretorias e coordenadorias da FAPERO. Os tacos (década de 40) foram substituídos por cerãmica.
A soma de união entre os órgãos estaduais ratifica o compromisso do Governo de Rondônia em busca por melhorias em suas repartições públicas, atendendo às necessidades dos servidores e do público em geral. De acordo com o secretário da Seosp, Erasmo Meireles e Sá, todos os trabalhos estão sendo executados em conformidade com as normas estruturais.
“Essa é mais uma obra executada pela Seosp, que prima pela qualidade de seus serviços. Sabemos a importância do trabalho integrado, e a parceria com a Fapero retrata bem essa atuação. Estamos colocando em prática um dos pilares da gestão, o trabalho em unidade. Fazer parte desse processo é privilégio para nós e benefício para todos”, declarou Meireles, responsável pela SEOSP.
Os serviços iniciaram neste mês de novembro, com a troca do piso e pintura do corredor e das três salas do primeiro andar. Também faz parte da obra, a revitalização de toda a parte externa do prédio da fundação. De acordo com o titular da Gerência de Ações Urbanísticas – GAU da Seosp, Pórfirio Costa e Silva, a equipe conta com atuação de quatro servidores da secretaria e quatro reeducandos, frutos da parceria com a Secretaria de Estado da Justiça – Sejus, por meio de convênio.
“Estamos empenhados em dar o nosso melhor nesta execução. E antes de entregarmos o prédio, vamos verificar o estado da rede elétrica para que, caso necessite, façamos os devidos reparos. Dessa forma, entregaremos o prédio em condições de uso, conforme o que nos foi incumbido”, detalhou Pórfirio, informando ainda que, o período de conclusão da obra está previsto para meados de janeiro do ano que vem.
Fonte: ASCOM/ FAPERO, SEOSP, FBN/RJ.