Coronel Marcos Rocha (União Brasil) foi empossado na tarde deste domingo (1º) como governador de Rondônia pelos próximos quatro anos, após ter sido reeleito em 30 de outubro com 52,47% dos votos.
Rocha e o vice-governador, Sérgio Gonçalves (União Brasil), foram empossados por volta das 17h. O mandato deles termina em janeiro de 2027. A cerimônia aconteceu no Teatro Palácios das Artes em Porto Velho.
Desde a corrida eleitoral de 2018, Rocha é aliado declarado do ex-presidente Jair Bolsonaro. Durante coletiva à imprensa, ele foi questionado sobre a relação com o atual presidente da República, Lula. Rocha disse que vai ser profissional para trazer para Rondônia os recursos que a população precisa, apesar de ser amigo do Bolsonaro.
Discursos de posse
Em seu discurso como governador reeleito, Rocha destacou que durante o primeiro mandato teve que focar na área da saúde por causa da crise sanitária imposta pela pandemia de Covid-19, mas no segundo mandato pretende também priorizar outras áreas, como esporte e turismo.
"O trabalho é para construir um estado desenvolvido, seguro, com maior qualidade de vida a todos. Manteremos a harmonia entre os três poderes: Executivo, Legislativo e Judiciário. Agindo com responsabilidade e transparência", disse.
O deputado Alex Redano (Republicanos), presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia (ALE-RO), quebrou um protocolo e pediu que o vice-governador, Sérgio Gonçalves, também fizesse um discurso na cerimônia de posse.
No improviso, Sérgio disse que a motivação dele e do governador reeleito é fazer de Rondônia um lugar melhor para o rondoniense viver e trabalhar.
"A expectativa é que nosso segundo mandato seja muito melhor que o primeiro", disse.
Ele também lembrou da sua experiência na administração privada e que participou dos primeiros quatro anos do governo Marcos Rocha como secretário da Secretaria de Estado de Desenvolvimento e Inovação (Sedi), lugar, que segundo ele, foi uma escola para ganhar experiência para atuar na gestão pública.
Também participaram da cerimônia parlamentares da ALE-RO, autoridades estaduais e municipais, como chefes dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.
Já durante a noite, Marcos Rocha e Sérgio Gonçalves seguiram para a cerimônia de posse dos secretários que farão parte do 1º escalão do governo a partir de 2023.
Quem é Marcos Rocha
Marcos Rocha nasceu no Rio de Janeiro e se mudou para Rondônia quando tinha 21 anos. Atualmente com 54 anos, ele tem quatro filhos e é casado com Luana Oliveira Santos.
Desde cedo Rocha teve apreço pela carreira militar. Em 1986 ele ingressou no Exército Brasileiro como Oficial e quatro anos depois foi aprovado no concurso da Polícia Militar em Rondônia.
O governador reeleito também já foi diretor de escola militar em Porto Velho e secretário municipal de educação na capital. Em dezembro de 2014 ele assumiu o cargo de titular na Secretaria de Estado da Justiça (Sejus) e seguiu na pasta até 2017.
Marcos Rocha é formado em análise de sistema de dados, administração de negócios e pós-graduado em educação e técnicas de ensino. Ele já foi professor da Universidade Federal de Rondônia (Unir) e em uma faculdade particular da capital.
Em 2018, Rocha foi eleito governador de Rondônia para o 1º mandato, também em 2º turno, com 530.188 votos (66,34%). Era sua estreia no cenário político.
Propostas de campanha
Durante a campanha eleitoral nas Eleições 2022, Rocha destacou que em seu próximo mandato vai focar na conclusão da obra do Hospital Regional de Guajará-Mirim, além de abrir concurso público para área da educação. Fonte: G1