Na grande São Paulo, um funcionário público da Prefeitura de Cotia foi preso por furtar 40 pacotes de café. O caso aconteceu na manhã de terça-feira (3).
A prisão aconteceu pela Guarda Civil Municipal (GCM). Os pacotes de café eram da marca Pelé.
Sobretudo o funcionário de 33 anos foi preso dentro do Estádio Municipal Euclides de Almeida, no Jardim Adelina. Com ele os Guardas apreenderam uma sacola cheia, sendo os pacotes de café.
Contudo, durante abordagem em primeiro momento ele disse para os Guardas Municipais que estava carregando lixo. Porém, instantes depois logo confessou que havia furtado os pacotes de café.
Em detalhes ele disse que teve acesso ao almoxarifado do estádio e aproveitou que não havia ninguém para cometer o crime. Além disso, ele disse aos Guardas Municipais que iria vender os pacotes de café.
Ao todo, os pacotes de cafés foram avaliados em R$ 340 e devolvidos para a prefeitura. Por fim, o funcionário foi preso em flagrante por peculato e desvio de função.
Crime de peculato
O crime de peculato tem como objetivo punir o funcionário público que, em razão do cargo, tem a posse de bem público, e se apropria ou desvia o bem, em benefício próprio ou de terceiros. Está descrito no artigo 312 do Código Penal, que prevê pena de prisão de 2 a 12 anos e multa.