12/01/2023 às 18h10min - Atualizada em 12/01/2023 às 18h10min

Sindicato dos produtores rurais planeja oferecer mais de 200 cursos gratuitos em 2023 na região de Cerejeiras

Gazeta Rondônia
Assessoria

Curso de drone, realizado em Cerejeiras em 2022. Tudo gratuito (Foto: Divulgação)
O Sindicato dos Produtores Rurais de Cerejeiras, Pimenteiras do Oeste e Corumbiara, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), está com uma grade de cursos para 2023 que atenderá as necessidades dos produtores e da população em geral.

Estão previstos mais de duzentos cursos, treinamentos e workshops para este ano, abordando áreas que vão do artesanato à operação de drones.

 
“Nossos cursos são gratuitos e a nossa região é destaque estadual em oferecer os treinamentos do Senar. Este é um retorno muito importante que o Sindicato oferece para o produtor e para a população”, diz o presidente da entidade, Jair de Oliveira Ferro.

Os cursos do Senar oferecidos pelo Sindicato dos Produtores Rurais são todos gratuitos e estão distribuídos em duas áreas: Formação Profissional (PR) e Formação Social (FS). Os primeiros se referem aos cursos oferecidos para formar profissionais para o campo (como técnico em zootecnia e agronegócio). Os segundos, oferecidos geralmente em parceria com associações e entidades filantrópicas, são para a sociedade em geral, como os treinamentos de artesanato, pintura, panificação, fabricação de geleias, informática e muitos outros.

Alguns dos treinamentos oferecidos teriam um custo bem elevado, caso fossem pagos no mercado convencional de educação profissional. É o caso dos cursos de drone, de operação de máquinas pesadas e, recentemente, o curso de grão em secador, que teria o valor mínimo de R$ 1.900,00 no mercado convencional. Pelo Sindicato, o aluno não paga nada por este e outros cursos.

Vale dizer que, além de formar mão de obra capacitada, os cursos oferecidos ajudam no desenvolvimento da economia local. Para cada curso é contratado um instrutor, que pode ser do município ou de fora (se for de fora, o instrutor acaba deixando alguma renda no município com hotéis, restaurantes e combustíveis).

Se o produtor necessitar de algum dos cursos oferecidos pelo Senar, bem como se alguma entidade quiser aplicar alguns dos treinamentos, é só comunicar ao Sindicato. A solicitação pode ser feita pelo WhatsApp (69) 9 9289-6494.
 
Fonte: Assessoria de Comunicação.


Notícias Relacionadas »
Comentários »