06/03/2021 às 10h24min - Atualizada em 06/03/2021 às 10h24min

Secretária de Educação de Cerejeiras é eleita vice-presidente da UNDIME Rondônia para o biênio 2021-2023

Gazeta Rondônia
Gazeta Rondônia

Gazeta Rondônia Publicidade 790x90

A União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME) Seccional Rondônia elegeu e deu posse nesta sexta-feira (5) à diretoria que comandará a instituição nos próximos dois anos.

A nova presidente eleita, Luslarlene Fiamett, é dirigente Municipal de Educação de Santa Luzia d’Oeste (RO) tendo como vice-presidente, Zenilda Terezinha Mendes, dirigente Municipal de Educação de Cerejeiras (RO) que serão as novas representantes da seccional Rondônia.


A presidente eleita afirmou que uma de suas primeiras pautas é fazer a UNDIME Rondônia ainda mais próxima dos municípios do estado, em continuidade ao trabalho realizado pela gestão anterior. “Quero estar presente nos municípios, explicando o que é a UNDIME e convidando todos os dirigentes municipais de educação do nosso estado a trabalhar juntos pela melhoria da educação nos nossos municípios”. Disse Luslarlene.

Além da diretoria executiva estadual, eleita em chapa única, na ocasião, também foram escolhidos o conselho fiscal e os membros do colégio eleitoral que é composto pelos delegados e pelo Conselho Nacional de Representantes e seus respectivos suplentes.

Vilson Macedo, que presidiu a seccional de 2019 a 2021, permanece compondo a diretoria executiva nacional da UNDIME, como presidente da Regional Norte até a realização do 18º Fórum Nacional Extraordinário, previsto para ser realizado entre agosto e setembro de 2021.

Para Vilson, o encerramento do mandato encerra um ciclo de muita gratidão e trabalho em conjunto. "Se a UNDIME Rondônia avançou e conseguiu fazer a diferença é porque fizemos em grupo, com união, sabendo ouvir opiniões e aceitando críticas, pois, todos temos o mesmo ideal: a educação pública de qualidade. Agradeço a todos que me confiaram a condução da UNDIME nos últimos anos e que participaram deste período comigo". Afirmou Macedo.


 
O QUE É UNDIME?

A União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME) é uma associação civil sem fins lucrativos, fundada em 1986 e com sede em Brasília (DF).

Logo, quando o tema é educação pública, a UNDIME está sempre presente. Seja na educação infantil, de jovens e adultos, campo, indígena, quilombola, ensino fundamental, alfabetização, educação inclusiva ou na educação para a paz. Temas como carreira e formação dos trabalhadores em educação, gestão democrática, políticas públicas sociais, articulação com os governos, a sociedade, a família, a criança e o jovem estão constantemente em pauta.

A UNDIME respeita e representa a diversidade do país, ao reunir os gestores dos 5.570 municípios brasileiros. Diante de toda a abrangência e capilaridade, são promovidas reuniões, seminários e fóruns. O objetivo é buscar e repassar informação e formação a todas as secretarias municipais de educação, dirigentes e equipes técnicas.

Com intuito de melhorar a qualidade do trabalho desenvolvido, a UNDIME mantém contato com sindicatos, confederações, associações, organizações não governamentais, movimentos sociais, redes e demais entidades da sociedade civil, que tenham interesse no processo educacional. A principal rede que a UNDIME integra é a Campanha Nacional pelo Direito à Educação que reúne mais de 200 organizações. Além disso, a UNDIME estabelece relações com as três esferas do poder público: Executivo, Legislativo e Judiciário visando contribuir com a formulação, promoção e acompanhamento de políticas nacionais de educação.

A UNDIME é constituída por Dirigentes Municipais de Educação (DME) em exercício. Isto é, aqueles que exercem a função de secretário municipal de educação. Esses são os membros natos. Os membros efetivos são aqueles inscritos na seccional da Undime em seu estado. Há, também, os membros solidários (Ex-Dirigentes Municipais de Educação); e os membros honorários (pessoas que tenham, reconhecidamente, colaborado para o aprimoramento da educação pública municipal).

Suas deliberações são tomadas por meio das seguintes instâncias: Fórum Nacional; Conselho Nacional de Representantes; diretoria executiva e Conselho Fiscal. Em cada estado, os DME se organizam em seccionais da UNDIME, as quais podem se subdividir em microrregionais, para intensificar a comunicação e acelerar processos de mobilização. Além de promover as ações da UNDIME, as seccionais devem trabalhar de forma articulada com os princípios e as diretrizes da nacional.

Fonte: UNDIME - Imagem divulgação.

Gazeta Rondônia Publicidade 790x90


Notícias Relacionadas »
Comentários »