Gazeta Rondônia Publicidade 728x90
03/02/2023 às 13h22min - Atualizada em 03/02/2023 às 13h22min

Joenia Wapichana recebe comitiva de povos de Rondônia e Mato Grosso

Gazeta Rondônia

Gazeta Rondônia Publicidade 790x90

Apresidente Joenia Wapichana atendeu na tarde desta quinta-feira (2) uma comitiva de aproximadamente 20 lideranças indígenas representantes dos povos Suruí, Sakirabiat, Terena, Cinta-Larga e Rikbatsa do Estado de Rondônia e Mato Grosso. Também compuseram a equipe da Funai durante a reunião a Diretora de Promoção ao Desenvolvimento Sustentável, Lucia Alberta, e a Procuradora Federal Danila Alves dos Santos.

Em discurso, os indígenas reivindicaram o fortalecimento da Funai nas bases, o desmonte da mineração e garimpo ilegal nas terras indígenas, a valorização e apoio das cooperativas que atuam na coleta da castanha e plantações de café e enalteceram a importância dos movimentos indígenas para que hoje fosse possível haver representatividade nos espaços de poder.

Oita Cinta-Larga, líder da Coordenação das Organizações Indígenas do Povo Cinta-Larga, que representa cerca de 1600 indígenas, destacou que ver a presidente Joenia Wapichana à frente da Funai é o cumprimento da expressão que costumava a ser usada pelos não-indígenas ao se referir ao órgão como ‘a mãe Funai’. “Quando eu vi a senhora passar naquela porta, eu senti uma emoção tão grande, hoje nós realmente temos uma mãe, que é indígena. ”

A presidente apontou a importância de apoiar as cooperativas e promover projetos de desenvolvimento sustentável nas terras indígenas para evitar o uso ilegal das áreas por parte de invasores. “Se a gente lutou tanto pela terra, para que vai dar depois que conquistou? Tem que trabalhar mesmo pra gente não passar fome, não passar necessidade. A terra deve ser fortalecida, respeitada, mas por nós mesmos indígenas.” Fonte: GOV/BR

Gazeta Rondônia Publicidade 790x90


Notícias Relacionadas »
Comentários »