09/02/2023 às 08h26min - Atualizada em 09/02/2023 às 08h26min

Coletivo Angatu convoca classe da Psicologia para Assembleia de criação do Sindicato dos Psicólogos de Rondônia

A Assembleia ocorrerá no dia 25 de março de 2023, às 14h no auditório da OAB de Porto Velho

Gazeta Rondônia
Assessoria

Gazeta Rondônia Publicidade 790x90

Convocamos toda a Categoria para a Assembleia que instituirá a comissão de planejamento, implantação, implementação, diretrizes e demais assuntos de interesse da classe referente ao SINDPSI RO.
 
Por que criar um sindicato de Profissionais de Psicologia?


A Psicologia completará em 2023, 61 anos de atuação no Brasil, nesse período tornou-se um espaço de atuação técnica, cientifica e política de promoção de cuidado à saúde e da dignidade humana, porém com pouco reconhecimento e valorização da profissão do Psicólogo e Psicóloga.

E somente no ano de 1971 que é criado o Conselho Federal e os Regionais de Psicologia, que têm como objetivo: orientar, disciplinar e fiscalizar o exercício da profissão de Psicólogo e zelar pela fiel observância dos princípios de ética e disciplina da classe."

Ao longo desse período todo reconhecemos a importância e o papel do CFP e CRP, principalmente neste último período em que Rondônia e Acre conseguiram ter sua autonomia com a criação do 249 CRP.

Porém é recorrente em nosso meio profissional a constatação da desvalorização desta profissão, seja em ambiente público ou privado, com baixa remuneração, poucas condições de trabalho, não cumprimento de carga horária etc. junto com esta percepção sempre surge a cobrança da necessidade da categoria se organizar em torno de um sindicato profissional para preencher algumas lacunas de atuação que não cabe ao CRP.

Tais lacunas percebe-se na necessidade de negociar melhores condições de trabalho e salário com governos (estaduais e municipais) e empresas privadas, locais em que percebemos a presença do profissional da Psicologia.

Diante desta necessidade de defender não somente a profissão, mas acima de tudo fazer a defesa da Psicóloga e Psicólogo que um grupo de profissionais se reuniram no dia 01 de dezembro de 2022, para iniciar o debate sobre a criação de um sindicato da categoria no Estado de Rondônia.

Sabemos que é um desafio enorme a criação de um sindicato, mas disso nós profissionais de Psicologia entendemos muito bem, principalmente quando lidamos com a dor de outra pessoa.

Nesse sentindo, este grupo de profissionais de psicologia está propondo as seguintes questões:

Criação de uma comissão pró Sindicato dos Psicólogos e Psicólogas de Rondônia. Realizar uma reunião, mas ampla possível, no formato presencial e virtual para aumentar o alcance de lançamento desta comissão, no dia 25 de março de 2023, às 14 horas.

Aprovar um cronograma da fundação do Sindicato dos Psicólogos e Psicólogas de Rondônia, onde conste a aprovação do Estatuto e escolha da primeira Coordenação Sindical.

Nesse sentido, pedimos a você que está lendo este breve manifesto que divulgue para Psicólogos e Psicólogas ainda não alcançados (as) pelo mesmo e caso queira contribuir com alguma sugestão enviar para o e-mail [email protected] ou pelo [email protected].
 
A Assembleia acontecerá no auditório da OAB, que fica localizado no endereço: Rua Paulo Leal, 1300 - Nossa Sra. das Graças, Porto Velho-R0, e ocorrerá de modo híbrido (presencial e virtual) com transmissão, ao vivo, pelo Youtube, as 14h do dia 25 de março de 2023.

Para maiores informações preencha nosso questionário online de interesse ao sindicato:


https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeFC-A4dFGkoIZ7zjseKcL5iBWJww38vBEnXEvrbmNTV5LN-g/viewform?vc=0&c=0&w=1&flr=0


Assessoria.
 

Gazeta Rondônia Publicidade 790x90


Notícias Relacionadas »
Comentários »