A Polícia Federal (PF) realiza, na manhã desta terça-feira (7), a sétima fase da Operação Lesa Pátria, cujo objetivo é identificar pessoas que participaram, financiaram, omitiram-se ou fomentaram a invasão dos Três Poderes, em Brasília, em 8 de janeiro.
Nessa fase, foram expedidos oito mandados de busca e apreensão e três mandados de prisão. As ações ocorrem em dois estados: Minas Gerais e Paraná. O órgão não informou, até o momento, quantos suspeitos foram presos.
Segundo a PF, os fatos investigados constituem, em tese, os crimes de abolição violenta do Estado democrático de Direito, golpe de estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido.
Danos milionários
Os danos causados ao Congresso Nacional, Palácio do Planalto e STF chegam a R$ 18,5 milhões, segundo estimativas apresentadas pela Advocacia-Geral da União (AGU) em pedido para bloquear a quantia de quem financiou os atos de vandalismo. Confira os prejuízos calculados: