16/03/2023 às 20h18min - Atualizada em 16/03/2023 às 20h18min

IFRO e SEMED firmam parceria para levar aulas de Robótica para alunos de Ji-Paraná

Gazeta Rondônia

Gazeta Rondônia Publicidade 790x90

Após parceria firmada com o Instituto Federal de Rondônia (IFRO), a Escola Municipal de Ensino Fundamental Ulisses Matosinho Peres de Pontes é a primeira a receber a inserção da robótica educacional como ferramenta no processo de aprendizagem em Ji-Paraná. Na quarta-feira (15), aconteceu a primeira aula do projeto que deve atender mais de 100 alunos do 6º ao 9º ano da instituição.

Segundo a vice-diretora, Kely Dias, essa parceria está sendo a realização de um sonho. “Estou emocionada pois, até pouco tempo, falar sobre um projeto desses na escola rural estava fora da nossa realidade. Essa parceria está sendo de grande importância para a formação dos nossos alunos”, garantiu.


Os monitores que compartilham conhecimento com as crianças, são alunos do IFRO que estão concluindo a formação e capacitados como professores da área. O ensino de programação com robótica educacional em LEGO é aprovado pelo Ministério da Educação (MEC). O projeto começou, em 2015, no Campus IFRO de Ji-Paraná, sendo o pioneiro do estado de Rondônia. Essa é a primeira vez que as atividades são aplicadas fora do instituto.


 
“Dividimos a equipe em duas. Uma equipe deve trabalhar todas as quartas e a outra nas segundas-feiras. Estamos animados com essa parceria. É um prazer levar um pouco do Instituto Federal para as escolas do município, especialmente, por ser a região rural”, afirmou Jackson Henrique, professor de Informática do IFRO.

Todas as escolas rurais de ensino fundamental serão atendidas. Cada turma de até 40 alunos, em cada centro de ensino, terá 20 horas de formação, com a metodologia sobre lógica e linguagens de programação da montagem e robôs LEGO para atividades autônomas.

Para o aluno João Pedro Pereira, de 14 anos, a oportunidade está sendo única, ele sonha em seguir a área de tecnologia da informação.

 
“Espero já sair daqui construindo robôs, pretendo evoluir muito. Quero ser técnico de informática e essa aula, pra mim, está sendo algo que jamais imaginei”.

O superintendente Geral de Tecnologia da Informação do município, Dennys Vilhena, reforçou o apoio do Prefeito Isaú Fonseca (União Brasil) na inovação em sala de aula.
 
“É muito gratificante dar start em um projeto tão bonito como esse que iguala as escolas rurais com instituições em nível nacional. O nosso prefeito e a secretária de Educação, Ana Maria, confiaram nessa parceria e, assim, vamos capacitar os alunos para o mercado de trabalho”.

A Semed está ofertando o transporte para os alunos do Instituto Federal irem até as escolas rurais. Os laboratórios de informática de cada centro de ensino também serão usados durante as aulas.  Em campo, o trabalho será realizado de forma gradativa e o objetivo é que, futuramente, o projeto atenda todas as escolas da Rede Municipal de Ensino (RME).
 
“A nossa secretária e o prefeito não têm medido esforços para esse projeto. Eles valorizam parcerias importantes como essa para atender cada vez mais os estudantes”, reforçou Alexandra Ortiz, superintendente de Ensino.


Fonte: CCS.

Gazeta Rondônia Publicidade 790x90


Notícias Relacionadas »
Comentários »