Na manhã desta quarta-feira, dia 22 de março, data que se comemora o Dia Mundial da Água, o grupo da Melhor Idade realizou uma importante ação com os alunos da Escola Estadual Inácio de Castro, no município de Pimenteiras do Oeste (RO) apresentando o projeto “Mãos Sujas, Alma Limpa”.
As atividades foram coordenadas pela equipe do Centro de Referência da Assistência Social - CRAS que incentivou a importante interação entre as diferentes gerações que na oportunidade abordaram o Dia Mundial da Água e a importância da preservação.
22 de março - Dia Mundial da Água
O Dia Mundial da Água é comemorado, todos os anos, no dia 22 de março. A data foi sugerida na Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento de 1992, e passou a ser comemorada em 1993.
O objetivo do Dia Mundial da Água é promover conscientização sobre a relevância da água para a nossa sobrevivência e de outros seres vivos. Além disso, a data é um momento para lembrar a importância do uso sustentável desse recurso e a urgente necessidade de conservação dos ambientes aquáticos, evitando poluição e contaminação.
No Dia Mundial da Água 2023 a ONU propõe que as pessoas sejam beija-flores na gestão da crise da água.
A fábula do Beija-flor
Era uma vez uma floresta, onde um incêndio teve início. Todos os animais fugiram para salvar suas vidas. Eles ficaram à beira do fogo, olhando para as chamas com terror e tristeza.
Acima de suas cabeças, um beija-flor voava de um lado para outro em direção ao incêndio, repetidamente. Os animais maiores perguntaram a ele o que estava fazendo:
– Estou voando até o lago para pegar e usá-la no combate ao fogo.
Os animais riram dele e disseram:
– Você é louco! Você não vai conseguir apagar o incêndio!
E o beija-flor replicou:
– Estou fazendo aquilo que posso.
O Beija-flor está ajudando a solucionar o problema, gota a gota. Ele está sendo a mudança que deseja ver no mundo.
Você também pode ser um Beija-flor. Cada atitude sua, não importa qual pequena seja, ajudará a solucionar a crise global da água.