17/04/2023 às 22h19min - Atualizada em 17/04/2023 às 22h19min

Projeto de lei do vereador Sapata que homenageia Jornalista com nome de praça é aprovado em Cerejeiras

Rildo Costa dará nome a praça em construção no bairro José de Anchieta

Gazeta Rondônia

Gazeta Rondônia Publicidade 790x90

O vereador do município de Cerejeiras (RO), Valdecir Sapata Jordão (PSB-RO) é autor do Projeto de Lei nº. 001/2023 da Câmara Municipal de Cerejeiras, que tem o objetivo de instituir o nome do Jornalista Rildo Albino Costa, falecido em 14 de março de 2023, na praça que está em fase de conclusão no bairro José de Anchieta.

O projeto de lei foi lido e colocado em votação na sessão ordinária realizada na Câmara Municipal nesta segunda-feira (17) e foi aprovado por unanimidade por todos os vereadores de Cerejeiras.


A praça está localizada na Rua Maria Godói Duran esquina com a Rua Maceió, bairro José de Anchieta, onde a viúva e filhos do jornalista Rildo Costa moram atualmente.

O projeto é oriundo do programa Governo na Cidade e custou aos cofres públicos o valor global de R$ 233.723,10 (duzentos e trinta e três mil, setecentos e vinte e três reais e dez centavos), a inauguração da praça ocorrerá nos próximos dias.



VEJA ABAIXO A ÍNTEGRA DO PROJETO DE LEI E JUSTIFICATIVA 
 
PROJETO DE LEI N° 001-CMC, DE 14 DE ABRIL DE 2023.
 

AUTORIA: VEREADOR VALDECIR SAPATA JORDÃO

Institui o nome Rildo Albino da Costa na Praça do Bairro Anchieta do Município de Cerejeiras.
 
A CÂMARA MUNICIPAL DE CEREJEIRAS decreta:
 
Artigo 1º Fica instituído o nome de Rildo Albino da Costa na Praça do Bairro Anchieta do Município de Cerejeiras.

Artigo 2º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

Artigo 3º Revogam –se as disposições em contrário.
 
Cerejeiras, 14 abril de 2023.
 
JUSTIFICATIVA AO PROJETO DE LEI Nº001/2023– CMC
 
Senhores Vereadores,
 
O Senhor Rildo Albino da Costa, nascido no dia 26 de junho de 1979, no distrito de Alto Alegre, Município de Resplendor no Estado de Minas Gerais. Ainda na infância, seus pais mudaram-se para o Mato Grosso, município de Reserva do Cabaçal, mais tarde, já no final dos anos 1990, escolheram viver em Rondônia, munícipio de Santa Luzia, onde seus pais residem até hoje.

Mesmo com todas as limitações, ainda jovem, Rildo veio pela primeira vez a Cerejeiras para cursar Teologia, no seminário Jardim do Éden, na época idealizado e coordenado pelo pastor americano Richard Shaffer. Foi nesse mesmo tempo que devido à saúde debilitada, precisou sair do curso antes da conclusão. Alguns meses mais tarde, ele que já tinha uma veia empreendedora, foi morar em Corumbiara (1999), e junto com um amigo, abriu uma "Lojinha de R$ 1,99". Foi sua primeira experiência frustrada, mas como ele dizia "aprendi algo com isso".

Alguns anos mais tarde, sua enfermidade se agravou e ele precisou ser internado por onde passou 31 dias na UTI em Cuiabá, e sua mãe ficou ao lado dele, o que deu forças para recuperar e sair daquela situação. Mais tarde ainda, já em 2009, Rildo passou no vestibular para a faculdade de Jornalismo pela Unir em Vilhena, lugar em que se realizou como estudante e se destacaria como profissional da escrita. Mesmo como estudante, não deixou de cumprir seu compromisso como Evangelista que, até então, na congregação da Igreja Batista em Santa Luzia do Oeste, onde era membro e dirigente, todos os finais de semana se deslocava de Vilhena a Santa Luzia, perfazendo essa rotina, até vir morar em Cerejeiras, após o casamento com a professora Katia Souza Correa da Costa.

Em dezembro de 2011, Rildo que foi convidado pelo então Pastor da Primeira Igreja Batista em Cerejeiras Gelson da Conceição, para trabalhar como Evangelista e auxiliar nas congregações, veio morar em Cerejeiras, cidade a qual ele adotou para morar e nunca mais sair.

Nesse tempo, ainda estava na fase de conclusão da faculdade, dedicou-se exclusivamente ao Ministério de Evangelização e aos estudos. Para complementar a renda familiar, realizava alguns freelancer para o Jornal Folha de Vilhena, mais tarde ao Folha do Sul, do qual trabalhou praticamente uma década.

Em 2013, recebeu a grande notícia de que seria pai pela primeira vez de um menino, do qual ele escolheu o nome Lorenzo. Com o nascimento de seu filho em 2014, muita coisa mudou, passou além de trabalhar como evangelista na igreja, agora já num ritmo mais lento, a dedicar-se mais a profissão de Jornalismo, e por fim, após a visita de uma amiga de Porto Velho, que trabalhava em Marketing, despertou-se pela área, e resolveu dar continuidade aos estudos, no curso "Tecnologia em Marketing" pelo Instituto Metodista de Ensino Superior, curso à distância, e realizava as provas em Porto Velho. Foi outro grande desafio, mas ele não desistiu.

Outra curiosidade, que talvez alguns não saibam é que Rildo era autodidata, aprendeu a ler e falar inglês praticamente sozinho. Ouvia aquelas aulas em fita cassete, muito antes da era da informática, e chegou a trabalhar como professor da língua estrangeira no CCAA, isso ainda quando solteiro.

Em 2013 concluiu Jornalismo pela Unir, 2015 iniciou sua segunda graduação como tecnólogo em Marketing e concluiu em final de 2018, e ainda em 2018 iniciou especialização em MBA em Gestão, Empreendedorismo e Marketing, pela PUC Rio Grande do Sul, mesmo com todas as limitações de saúde das quais enfrentava, ele nunca deixou de sonhar e realizar.

Como profissional, fez revolução na sua área em Cerejeiras, incansavelmente pelo empenho em divulgar, incentivar as potencialidades, tanto no Agronegócio quanto no empreendedorismo na cidade. “Com um olhar além dos demais, era jornalista e gostava de escrever com sua leveza e inteligência sensíveis habituais. Mas para ele, jornalismo era trabalho, marketing era prazer, sua vida - espécie de 'sangue' que corria em suas velas, coração e cérebro", como escreveu em seu site, Elizeu Evangelista. Ainda no Portal Eletrônico Gazeta Rondônia, Rildo passou a divulgar sua coluna #InvesteCerejeiras, em que abordava temas relevantes da região, tais como: Turismo, Agronegócio, Empreendedorismo, dentre outros temas de crescimento da região.

Era amante do Cooperativismo, viveu os últimos anos dedicando- se na divulgação da importância para a região do Cone Sul de Rondônia. Fez parte da Cooperativa de Crédito SICOOB CREDISUL E COPAMA. Colaborava também com a divulgação das atividades da Associação Comercial e Industrial de Cerejeiras- ACIC, Sindicato dos Produtores Rurais de Cerejeiras, Pimenteiras e Corumbiara. Em 14 de março de 2023, já internado no Hospital dos Acidentados se despediu de sua família. "Rildo viveu por um milagre, a medicina dizia que ele não passaria dos 3, 4 ou 5 anos de idade", relatou o pai ainda no hospital, logo após a morte do “fi”. Foi intensamente homenageado pelas redes sociais e em culto Fúnebre realizado Primeira Igreja Batista em Cerejeiras.

O legado está no carinho, depoimentos, inspiração, oportunidades, propostas de negócio direcionadas à cidade, direta e indiretamente, tanto na vida pessoal, profissional e espiritual, pois a partir dos depoimentos, vimos como Rildo serviu de inspiração aos colegas com quem convivia e/ou por onde passava, amigos e familiares relataram o quanto aprenderam com Rildo em suas pregações, participações em palestras e eventos, com seu testemunho Cristão o qual vivia com sua esposa e filhos, deixando assim um legado a ser seguido.

 
“Como esposa vejo o quanto ele dedicava-se seus projetos pessoais e profissionais. Ouvir e ver pessoas que mandaram e expuseram suas redes sociais confirma o que ele sempre desejou enquanto estava entre nós, pois objetivava por uma coisa: promover o desenvolvimento da cidade e região o tempo em aqui viveu”. Por Katia Souza Correa da Costa, esposa e mãe de seus filhos.
 
Sala das Sessões,
 
14 de abril. de 2023.
 
VALDECIR SAPATA JORDÃO Vereador-CMC.


 
“Nada mais justo do que essa homenagem ao querido Jornalista Rildo Albino Costa que divulgou como ninguém o nome e as potencialidades do município de Cerejeiras, hoje sua esposa e os filhos residem no bairro José de Anchieta e com certeza terão orgulho de conviver em um local de lazer e entretenimento com o nome deste excelente profissional que nos deixou muito aprendizado e um grande legado”. Destacou o vereador Sapata.

Fonte: Gazeta Rondônia.
 

Gazeta Rondônia Publicidade 790x90


Notícias Relacionadas »
Comentários »