30/04/2023 às 10h26min - Atualizada em 30/04/2023 às 10h26min

Membros do Conedca se reúnem com o Comitê de Participação de Adolescentes em Ji-Paraná

Gazeta Rondônia

Representantes do CONEDCA Arildo Sabino, Marcia Tesser e representantes do CPA Mauricio, Danubia, Gabriel e Danilo

O instituto Padre Ezequiel Ramin promoveu entre os dias 21 e 23 de abril, a I Etapa da Formação Continuada de Lideranças Juvenis com o seguinte tema: “Participação Sociopolítica e protagonismo juvenil”. O encontro aconteceu no Centro Diocesano de Pastoral – CDF de Ji-Paraná.

O evento contou com a participação de aproximadamente 70 adolescentes de diferentes entidades e teve como objetivo promover a formação de adolescentes e jovens para exercerem o protagonismo e a cidadania, bem como lutarem pela garantia de seus direitos, acessando as políticas públicas no contexto Amazônico.

Os representantes do Comitê de Participação de Adolescentes – Rondônia (CPA-RO) Danilo Oliveira Venite, 15 anos, e  Danubia Kauane da Silva, 14 anos, residente na área rural do distrito de Santana do Guaporé, no municipio de São Miguel do Guaporé (RO), Maurício de Ros, residente em Rolim de Moura (RO) e Gabriel de Sárvio Souza Honório, residente em Alvorada do Oeste (RO) participaram do evento.

Os conselheiros estaduais dos direitos da criança e do adolescente Arildo Sabino e Marcia Cristina Tesser reuniram-se com os representantes do CPA para ouvir as demandas dos adolescentes e apresentar ao CONEDCA. Entre as principais reinvidicações estão a participação presencial nas reuniões do CONEDCA, criação de CPA em todos os municípios de Rondônia e o fortalecimento do CPA estadual.

SÃO MIGUEL DO GUAPORÉ

O município de São Miguel do Guaporé se destaca em Rondônia pelo trabalho desenvolvido pelo CPA municipal, fazendo parte tanto do CPA Estadual no CONEDCA, quanto no CPA Nacional - CONANDA

Segundo o conselheiro de direitos da criança e do adolescente do CONEDCA Arildo Sabino, os jovens do município de São Miguel do Guaporé estão sendo capacitados para assumirem seus lugares de fala, representando os demais adolescentes rondonienses nas decisões em nivel municipal, estadual e federal, impactanto diretamente nas mudanças necessárias.

 

"Tenho muito orgulho do protagonismo destes jovens de nosso município". Pontuou Sabino.


Sabino destacou ainda o incentivo que o CPA recebe do município.
 

"São Miguel do Guaporé tem apoiando as ações do CPA. A participação neste capacitação só foi possível porque o municipio tem custeado das despesas de deslocamento desses adolescentes. Esse apoio é fundamental para fortalecer a participação dos adolescentes e registro aqui o elogiu à gestão municipal pela inicativa". Destacou.


Segundo uma das coordenadoras do Fórum dos direitos da criança e do adolescente de Rondônia  e conselheira estadual dos direitos da criança e do adolescente, Marcia Cristina Tesser, as crianças e adolescentes são sujeitos de direitos.
 

"Por isso, devem ter acesso às decisões sobre sua realidade e demandas, pois impactará nas  políticas públicas do presente e para as próximas gerações. A representantividade não governamental é fundamental para que as políticas sejam efetivas e atendam as necessidades desta geração de adolescentes". Afirmou Márcia Tesser.

INCENTIVO

Para estimular e orientar a criação de CPAs nos estados e municípios, o Conanda publicou a cartilha Dicas para Implementação de Comitês de Participação de Adolescentes.

A publicação traz informações sobre como se dá essa participação e sua importância, direitos, motivações para se criar o comitê, passo a passo. Há ainda relatos e experiências de adolescentes que já integraram um CPA. 

Cartilha – Dicas para Implementação de Comitês de Participação de Adolescentes. 

Acompanhe as ações do CPA Rondônia pelo instagram


Texto e fotos: Gazeta Rondônia.


Notícias Relacionadas »
Comentários »