05/05/2023 às 09h18min - Atualizada em 05/05/2023 às 09h18min

Secretária de saúde de Pimenteiras do Oeste participou de capacitação para gestores realizado pela SESAU

Thaciany Nery foi a única secretária municipal de saúde de Rondônia a participar da capacitação

Gazeta Rondônia

Gazeta Rondônia Publicidade 790x90

A secretária municipal de saúde, Thaciany Nery e o técnico de sistemas Paulo Henrique, servidores do município de Pimenteiras do Oeste, participaram da capacitação de sistema e-SUS para técnicos e gestores da Macrorregião II.
 
Thaciany Nery foi a única secretária municipal de saúde do estado de Rondônia a participar da capacitação juntamente com os técnicos de diversos municípios.


A capacitação sobre o Sistema de Prontuário Eletrônico da Atenção Primária em Saúde – e-SUS para os técnicos gestores da macrorregião II, aconteceu entre os dias 26 e 28 de abril, no município de Ji-Paraná. Promovida pelo Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Saúde – Sesau.  O objetivo é aperfeiçoar a utilização das funções e contribuir para o melhoramento técnico da saúde.

O sistema e-SUS AB é a fonte de dados utilizado pelo Governo Federal para financiamento da Atenção Primária em Saúde em todo o território nacional, seu correto funcionamento influencia diretamente nos repasses do Ministério da Saúde aos municípios e ao estado de Rondônia.

O coordenador do Sistema de Informação em Saúde para a Atenção Básica – SISAB, Benito Bonfim ressaltou a expectativa para a adesão dos servidores ao evento.
 
“A expectativa é boa, recebemos 36 municípios, algumas regiões possuem mais de um técnico, tivemos uma média de 60 servidores dos municípios presentes”, afirmou Bomfim.

“Para o melhoramento da saúde, é de suma importância a qualificação de nossos servidores, assim adquirindo uma bagagem de conhecimentos e gerando um desenvolvimento técnico, de gestão, com isso, oferecendo um serviço de qualidade à população rondoniense”, salientou o Secretário de Estado da Saúde, Jefferson Rocha.



Como primeira qualificação nesse contexto, a capacitação visa tratar sobre atualização do sistema-e-SUS AB, exclusiva para técnicos que gerenciam o sistema dentro da perspectiva das funcionalidades e configurações primordiais para seu funcionamento de forma eficaz. O evento aconteceu na sede de uma faculdade, localizada na Avenida Engenheiro Manfredo Barata Almeida da Fonseca, nº 542 – Bairro Jardim Aurélio Bernardi.

De acordo com o governador de Rondônia, os cursos propiciam oportunidade perfeita para aprofundar ainda mais os conhecimentos na área da saúde.

 
“Esse evento é suma importância, pois estaremos aumentando o número de profissionais capacitados para atender às demandas da população rondoniense.” afirmou o Governador do Estado de Rondônia, Marcos Rocha.


Com informações da Secom.

Gazeta Rondônia Publicidade 790x90


Notícias Relacionadas »
Comentários »