20/03/2021 às 07h56min - Atualizada em 20/03/2021 às 07h56min

Justiça determina que igreja restaure características arquitetônicas de prédio histórico de Porto Velho

Gazeta Rondônia

Gazeta Rondônia Publicidade 790x90

A Justiça decidiu esta semana manter a sentença de uma ação popular que determina que uma igreja evangélica remova as intervenções realizadas no edifício do Cine Teatro Resky, localizado na região central de Porto Velho, e devolva à estrutura seus aspectos anteriores, incluindo as cores.

A igreja tem um prazo de até 120 dias para realizar a demolição, remoção das intervenções de ferro, aço, peças de vidro, canteiros e jardins, sob pena de multa diária, em caso de descumprimento, em valores que vão de R$ 10 mil a R$ 100 mil.

Segundo o Tribunal de Justiça de Rondônia (TJ-RO) o Cine Teatro Resky foi construído por um libanês em 1950 inspirado em prédios do movimento arquitetônico denominado Art Decó.

O relator do caso, desembargador Miguel Monico, alegou que "o monumento representa um patrimônio histórico para as gerações presentes e futuras da sociedade rondoniense", e ainda que "o bem não necessariamente precisa ser tombado para ser protegido".

A ação popular foi movida por quatro moradores que defendem o patrimônio cultural da cidade. Votaram junto com o relator o desembargador Roosevelt Queiroz e a juíza convocada Inês Moreira de Castro. O julgamento foi realizado no dia 16 de março. Fonte G1

Gazeta Rondônia Publicidade 790x90


Notícias Relacionadas »
Comentários »