23/06/2023 às 09h12min - Atualizada em 23/06/2023 às 09h12min

Acidente envolvendo camionete e motoneta é registrado em rotatória em Ji-Paraná

Gazeta Rondônia

Um acidente envolvendo uma motoneta e uma camionete foi registrado na manhã desta sexta-feira (23) no bairro Jardim dos Migrantes no município de Ji-Paraná (RO).

Segundo apurado pela equipe de reportagem do portal eletrônico Gazeta Rondônia, o condutor de uma camionete da marca Chevrolet, modelo S10 4x4 cabine dupla, cor preta, seguia pela Rua das Pedras sentido Rua Menezes Filho X Rua Monte Castelo e ao cruzar a rotatória que existe no cruzamento das vias, por volta das 7h10min, foi surpreendido por uma motoneta da marca Honda, modelo Biz, cor vermelha, que seguia na Rua Monte Castelo sentido Rua Amazonas.




O condutor da camionete já estava finalizando a manobra da rotatória e o choque com a motoneta foi inevitável, após a colisão a Biz ficou presa na roda dianteira direita do veículo. Não há informações de feridos.

A polícia militar de trânsito compareceu no local, sinalizou a via e realizou o registro da ocorrência.

Saiba o que é uma rotatória

Também conhecida como rótula ou giradouro, a rotatória é composta por um círculo pintado no centro de um cruzamento. Podem ser compostas por canteiros circulares no centro das intercessões dos cruzamentos.

Possuem como função organizar o trânsito nos centros urbanos, conferindo mais segurança, pois são capazes de garantir a fluidez dos veículos, sem a necessidade de instalar semáforos.

As rotatórias são capazes de proporcionar a redução de conflitos existentes em interseções com baixa intensidade de veículos, ou seja, promovem a redução do número de sinistros no trânsito, desde que os condutores respeitem as regras de circulação.

Entenda a sua importância

As rotatórias atuam reduzindo a velocidade dos veículos que se aproximam dela, ordenando as conversões. 

Dessa forma, como já mencionado, são capazes de reduzir significativamente o número de sinistros no trânsito. Logo, ao promover mais segurança, as rotatórias diminuem as ocorrências com vítimas graves, comprovando a sua eficiência.

Porém, é preciso um estudo bem-feito para entender se, no local, a rotatória pode ajudar o trânsito, pois uma vez mal instalada, pode ter o efeito contrário e piorar o fluxo no local.

As principais vantagens são a diminuição de sinistros de trânsito nas conversões à esquerda, a facilidade na tomada de decisão pelo condutor no ponto de entrada e a proteção de pedestres nas ilhas divisórias.

Saiba quem tem preferência de tráfego na rotatória

O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) é claro ao estabelecer que o condutor que estiver circulando pela rotatória tem a preferência, desde que não haja sinalização regulamentar contrária.

Portanto, é possível entender que o veículo que entrar primeiro na rotatória ganha a preferência. Logo, os demais veículos devem aguardar.

Muitas vezes, abrir mão de sua preferência pode ser uma cordialidade, lembrando que se trata de uma importante ferramenta para promover um trânsito mais seguro.

Ainda, vale lembrar que a placa “Dê a preferência” orienta que o motorista também deve conceder preferência aos pedestres, além dos carros.

Outro ponto importante é que fica proibida a parada completa do veículo dentro da rotatória, salvo antes da faixa para a travessia de pedestres.

Afinal, é possível ser multado na rotatória?

Sim. O CTB informa, no artigo 215, que deixar de dar preferência de passagem a veículos que estiverem circulando por rodovia ou rotatória pode gerar multa grave (R$ 195,23).

Além disso, está previsto que as punições para quem circula de maneira incorreta nas rotatórias são as mesmas aplicadas para as demais vias.

Isso quer dizer que é possível ser multado por excesso de velocidade ou qualquer outra infração que conste no CTB. 

Assim, fica claro que a preferência na rotatória é de quem já está circulando por ela. Portanto, caso o condutor chegue no mesmo instante que outros carros na rotatória, a preferência é de quem está circulando por ela. 
 
Quer receber diariamente no seu celular links de notícias exclusivas de Rondônia, Brasil e Mundo participe do nosso Grupo de Whatsapp silencioso sem debates ou comentários.



Fonte: Gazeta Rondônia.


Notícias Relacionadas »
Comentários »