03/07/2023 às 18h48min - Atualizada em 03/07/2023 às 18h48min

CANETADA: Toninho Cerejeiras exonera quase 400 servidores da prefeitura de Candeias do Jamari; veja a lista dos demitidos

Demissões em massa foram promovidas oficialmente pelo prefeito em exercício Antônio Onofre de Souza

Gazeta Rondônia

Gazeta Rondônia Publicidade 790x90

No Diário Oficial desta segunda-feira (03), o novo prefeito em exercício de Candeias do Jamari, Antônio Onofre de Souza, conhecido como Toninho Cerejeiras, do PSB, tomou a decisão de exonerar todos os cargos comissionados da prefeitura. Essa medida foi adotada, após o afastamento temporário do prefeito Valteir Queiroz.

A relação completa dos exonerados pode ser encontrada nas páginas 116 a 122 do Diário Oficial do Município no link https://www.diariomunicipal.com.br/arom/.

 
A falta de análise dos nomes das pessoas exoneradas gerou constrangimento em pais e mães de família que dependiam exclusivamente desses cargos comissionados como fonte de renda para sobreviver.

“Estou perdido, não sei o que fazer agora”, disse um dos exonerados.

 
“Candeias não tem emprego, como vou sustentar minha família? Fui demitido apenas porque fui nomeado a pedido de um vereador.” Disse outro.

Além das lamentações dos exonerados, surge a preocupação em relação às rescisões trabalhistas. “Será que vamos receber?”, questionou outro exonerado.
 
“Acho que estamos todos perdidos. Além de ficarmos desempregados, tenho medo de não receber a minha rescisão”, acrescentou.

A decisão do prefeito em exercício, Toninho Cerejeira, gera preocupação em relação ao futuro financeiro e administrativo do município. A prefeitura de Candeias do Jamari encontra-se em colapso devido à exoneração de mais de 300 cargos comissionados. Essa medida foi motivada pela influência de pessoas mal-intencionadas que parece não estar preocupadas com o bem-estar da população, com o comercio local e com o desenvolvimento da cidade, o qual estava em um caminho promissor, realizando muitas obras estruturantes com convênios firmados com o governo do estado, sob o comando do prefeito afastado por 90 dias, Valteir Queiroz, em decorrência de decisão judicial.

Sem experiência na gestão pública, o prefeito em exercício, Toninho Cerejeiras, tomou uma decisão precipitada, dispensando os comissionados sem considerar as consequências disso no sistema financeiro municipal, principalmente no que diz respeito às rescisões contratuais.
 
Fontes ligadas ao setor de Recursos Humanos informaram que esse tipo de ação prejudica todo o sistema financeiro do município, podendo levar a atrasos e bloqueios no pagamento dos servidores.

Essa medida drástica afetará diretamente a estrutura administrativa da prefeitura pois muitos exonerados são experientes e capacitados em suas respectivas áreas além de deixar também apreensivo o comércio local que já teme por inadimplência por parte de alguns ex-servidores.

A população de Candeias do Jamari se vê agora diante de um cenário incerto e preocupante, no qual a estabilidade financeira e a continuidade de projetos importantes estão em risco. Resta aguardar os desdobramentos dessa decisão e torcer para que a prefeitura encontre soluções eficientes para reverter essa situação delicada e retomar o caminho do progresso.

Quer receber diariamente no seu celular links de notícias exclusivas de Rondônia, Brasil e Mundo participe do nosso Grupo de Whatsapp silencioso sem debates ou comentários.
 
Fonte: News Rondônia.

Gazeta Rondônia Publicidade 790x90


Notícias Relacionadas »
Comentários »