18/07/2023 às 00h26min - Atualizada em 18/07/2023 às 00h26min

Vereador Sapata participa de encontro para tratar da implantação do Projeto Cidades Inteligentes em Cerejeiras

Gazeta Rondônia

Encontro realizado no dia 12 de julho, tratou da futura implantação do Projeto Cidades Inteligentes no município de Cerejeiras.
 
O evento aconteceu na sala de reuniões da secretaria municipal de saúde e contou com a presença do vice-prefeito José Carlos Valendorf, secretaria de educação Zenilda Terezinha Mendes, secretaria de planejamento e administração Carla Oliveira, servidores municipais, vereadores Valdecir Sapata Jordão (PSB) e Marco Antônio de Quadros Severo (MDB) e servidores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – IFRO, responsável pela implantação do projeto no estado de Rondônia.




PROJETO CIDADES INTELIGENTES

Iniciado no município de Ariquemes e a com a proposta de expansão para diversas cidades de Rondônia, o Projeto Cidades Inteligentes, desenvolvido por meio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), vem implementando suas ações.

Proposto para atuar com a implementação tecnológica nos eixos da Educação, Saúde, Empreendedorismo e Inovação, Segurança e Governança, o projeto sai do papel para se tornar uma realidade na criação de estruturas e sistemas que possam desenvolver soluções, que tragam autonomia para o município, buscando solucionar problemas que fazem parte da vida de todos, agregando serviços relevantes para a população.

No eixo da Educação, uma parte das ações do Projeto chegou ao município de Cerejeiras, por meio do Projeto de Informatização Escolar (PROINFES), responsável pelo desenvolvimento do sistema do Projeto Cidades Inteligentes, que atuará tanto com o desenvolvimento do sistema que será utilizado no eixo, quanto a entrega de equipamentos para sua execução.

Cerejeiras já recebeu kits de equipamentos tecnológicos e insumos para conexão à internet, entregues no ano passado pelo senador Confúcio Moura, responsável pela alocação dos recursos, como parte do Projeto de Informatização Escolar. Além da entrega, foi realizada tanto a apresentação do sistema do PROINFES, quanto uma breve explanação sobre o Projeto Cidades Inteligentes, como forma de demonstrar a proposta que já vem sendo realizada em Ariquemes, para o conhecimento de todos e possível implantação em outros municípios.

O Projeto de Informatização Escolar, desenvolvido com o IFRO, consiste na implantação de laboratórios de informática com computadores, impressoras e material tecnológico para que alunos, direção, pessoal administrativo, professores e alunos tenham acesso à tecnologia para realização de atividades escolares e extracurriculares.

As cidades inteligentes são comprometidas com desenvolvimento urbano e transformação digital, socioeconômica e cultural. A proposta é criar estruturas e sistemas que possam desenvolver essas soluções, trazer e agregar serviços para a população, solucionar problemas que fazem parte da vida de todos, transformar o cidadão em ator real dentro do processo.

Na Educação, com os softwares previstos, por exemplo, os pais poderão ter acesso às notas dos filhos, acompanhar de perto todo o processo, assim como na Saúde, com o desenvolvimento e implantação de um sistema de informatização da gestão e dos fluxos de atendimento nas Unidades Municipais de Saúde. Na Segurança Pública a população poderá ter acesso, via software, a câmeras de vigilância espalhadas pela cidade.

O item Empreendedorismo e Inovação prevê o planejamento e a instalação de um Centro de Empreendedorismo e Inovação e de Ilhas Digitais, com inclusão social.
Na Segurança é buscado o desenvolvimento e instalação de um sistema de videomonitoramento inteligente para segurança do cidadão, em rede de serviços interativa.

E na Governança é previsto a implantação e customização de um Sistema Eletrônico de Informações para inteligência em sistemas de gestão, melhoria dos fluxos processuais da administração pública e auxílio na elaboração de um Plano Diretor para Cidade Inteligente, com vistas à continuidade e sustentabilidade do projeto.

VEJA TAMBÉM:

https://gazetarondonia.com.br/noticia/9952/vereador-sapata-agradece-senador-confucio-moura-por-destinar-mais-de-r-10-milhoes-para-cerejeiras

O Projeto Cidades Inteligentes está vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações.

Conceito de Cidades Inteligentes segunda a 'Carta Brasileira sobre Cidades Inteligentes':

São cidades comprometidas com o desenvolvimento urbano e a transformação digital sustentáveis, em seus aspectos econômico, ambiental e sociocultural, que atuam de forma planejada, inovadora, inclusiva e em rede, promovem o letramento digital, a governança e a gestão colaborativas e utilizam tecnologias para solucionar problemas concretos, criar oportunidades, oferecer serviços com eficiência, reduzir desigualdades, aumentar a resiliência e melhorar a qualidade de vida de todas as pessoas, garantindo o uso seguro e responsável de dados e das tecnologias da informação e comunicação.

Saiba mais acessando o link abaixo.

https://cidadesinteligentes.online/blog/
 
O vereador do município de Cerejeiras, Professor Valdecir Sapata Jordão, foi o responsável de buscar junto ao Senador Confúcio Moura (MDB) os recursos inicialmente na ordem de R$ 4 milhões para implantação e custeio do Projeto Cidades Inteligente em Cerejeiras.

 
“Tivemos algumas audiências em Brasília com o senador Confúcio que é um entusiasta do Projeto Cidades Inteligentes e defensor intransigente da educação de base, além de grande parceiro de Cerejeiras, que não mediu esforços para assegurar esse importante recurso para o nosso município, nossa gratidão ao Dr. Confúcio que é um senador municipalista e visionário” Destacou Sapata.



Quer receber diariamente no seu celular links de notícias exclusivas de Rondônia, Brasil e Mundo participe do nosso Grupo de Whatsapp silencioso sem debates ou comentários.
 
Fonte: Gazeta Rondônia.




 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 


Notícias Relacionadas »
Comentários »