07/08/2023 às 21h06min - Atualizada em 07/08/2023 às 21h06min

IFRO apresenta o Projeto Cidades Inteligentes na Exposição Agropecuária de Ariquemes

Gazeta Rondônia
Assessoria

Gazeta Rondônia Publicidade 790x90

Presente na 38ª Exposição de Ariquemes (Expoari), o Instituto Federal de Rondônia (IFRO) teve mais uma oportunidade de apresentar o Projeto Cidades Inteligentes (PROCINT) à população. Durante as nove noites da Expoari, encerrada neste domingo (6), milhares visitantes passaram pelo estande do IFRO e tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre cada um dos cinco eixos de atuação do Projeto Cidades Inteligentes: Educação, Saúde, Empreendedorismo e inovação, Segurança e Governança.

Para o coordenador-geral do PROCINT, professor Vagner Schoaba, a participação do IFRO na Expoari foi uma grande oportunidade de apresentar o Projeto Cidades Inteligentes a uma quantidade tão imensa de frequentadores, sendo a maioria do município de Ariquemes, cidade por onde se iniciaram as ações do ‘Cidades Inteligentes’, com investimento inicial superior a R$ 22 milhões de emenda parlamentar do senador Confúcio Moura, que em 2023 injetou outros R$ 10 milhões para a expansão do Projeto.


Na Expoari o IFRO chamou a atenção de grande parte de seus visitantes para a sala interativa do eixo Educação. A interatividade e o colorido das telas chamaram a atenção da criançada, que pode desfrutar à vontade da tecnologia que o Projeto Cidades Inteligentes propõe para as escolas municipais de Ariquemes e também de outros municípios, de acordo com o interesse de cada cidade. 

Vagner Shoaba, afirma que a sala interativa facilitará para as escolas municipais o trabalho educacional com as crianças, seja na área da matemática, da língua portuguesa ou mesmo para treinar a coordenação motora das crianças. 
O coordenador do eixo de saúde, Andrey Alencar Quadros, destaca que o objetivo PROCINT é auxiliar na melhoria da qualidade dos serviços para população Ariquemes.
 
“O Projeto está dividido em cinco eixos, e na Saúde estamos informatizando serviços de saúde. Iniciamos pela Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Ariquemes e expandido para todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS)”, explicou o coordenador do eixo Educação. 

O coordenador acrescenta ainda, que cada um dos cinco eixos do Projeto Cidades Inteligentes tem proposta inicialmente de informatizar os serviços. Alencar citou como exemplo de efetividade do eixo Saúde, a implantação do sistema Pronto Saúde. “Se o paciente visitar uma UBS e depois procurar atendimento numa UPA, o médico de plantão terá acesso ao prontuário completo do paciente, todo histórico dele, tudo conforme rege a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Ao detalhar a amplitude do ‘Cidades Inteligentes’, Andrey Alencar disse que haverá um sistema que interligará toda a educação municipal de Ariquemes. Ressaltou que a ideia é expandir o PROCINT a outros municípios, para que Rondônia seja considerada um estado inteligente. E por meio do eixo Empreendedorismo e Inovação, o Projeto Cidades Inteligentes implantará ilhas digitais que terão computadores e rede de wi-fi gratuitos para a população. 

 
“Logo a prefeitura de Ariquemes terá serviços de digitalização de processos, redução de filas e a diminuição de impressões no serviço público. No eixo Segurança, a cidade terá câmeras instaladas formando um cerco eletrônico para ajudar no monitoramento. E no eixo Governança será trabalhado a questão de processos junto à prefeitura, sistematizando os processos e os interligando”. Explanou Alencar.
 
Quer receber diariamente no seu celular links de notícias exclusivas de Rondônia, Brasil e Mundo participe do nosso Grupo de Whatsapp silencioso sem debates ou comentários.

Texto e Foto: Danielle Constantino.

Gazeta Rondônia Publicidade 790x90


Notícias Relacionadas »
Comentários »