11/08/2023 às 20h13min - Atualizada em 11/08/2023 às 20h13min
ROLIM DE MOURA: Ezequiel Neiva inspeciona instalação de tubos armcos na Linha 200
Instalação dos tubos metálicos deve evitar constantes alagamentos na estrada
Gazeta Rondônia
Assessoria
Em Rolim de Moura, duas antigas pontes de madeira na Linha 200 Sul são substituídas por bueiros armcos (tubos em aço galvanizado), marcando uma mudança significativa para a comunidade local, que há anos vem sofrendo com os constantes alagamentos no período das chuvas. As pontes que estão sendo eliminadas ficam localizadas nos km-1 e km-1,5, da RO-010 sentido ao setor rural. O deputado estadual Ezequiel Neiva (União Brasil) esteve no município para inspecionar os trabalhos realizados pela prefeitura, por meio da Secretaria de Obras, e enalteceu a qualidade dos trabalhos.
Para a eliminação das pontes velhas de madeira, o parlamentar destinou mais de R$ 400 mil ao município, atendendo pedido do produtor Tião Serraia e do Adair Cardoso, liderança em Rolim de Moura. Neiva agradeceu a parceria e colaboração do prefeito Aldo Júlio, que ficou responsável pela instalação dos tubos.
O deputado frisou que cada ponte é substituída por dois tubos armcos, cada um com 4,7 metros de diâmetro.
“São dois bueiros grandes para garantir que a água não passe sobre a rodovia”, atentou Neiva.
Morador da Linha 200 desde 1977, o produtor rural Tião Serraia disse que ao longo dos anos há presenciou diversas alagações nos locais das pontes.
“Essa situação afetava não apenas os produtores, mas também as crianças que dependem do transporte escolar. Além disso, a estrada serve como rota para o transporte de gado para confinamentos e para o frigorífico Minerva”, explicou o produtor.
Tião Serraia relatou que acidentes trágicos ocorreram por causa das más condições das pontes de madeira, causando lesões graves e deixando seqüelas nas vítimas.
“Agradeço ao Ezequiel Neiva por solucionar esse problema”, acrescentou Serraia.
O secretário de Obras, Ezequiel Cassol, destacou que as pontes de madeira precisam constantemente de manutenção. Disse que escassez de madeira compromete as reparações contínuas das pontes.
“Com a instalação dos tubos o problema será resolvido”, afirmou.
Para Adair Cardoso, a eliminação das pontes garante a melhoria da infraestrutura da estrada, oferecendo mais segurança para o escoamento da produção e o transporte escolar.
Quer receber diariamente no seu celular links de notícias exclusivas de Rondônia, Brasil e Mundo participe do nosso Grupo de Whatsapp silencioso sem debates ou comentários.
Texto e Foto: Nilson Nascimento.