O Instituto Federal de Rondônia (IFRO) - Campus Ji-Paraná celebrou um termo de cooperação técnica com a Cooperativa dos Catadores de Materiais Recicláveis de Ji-Paraná, e foi instalado na unidade um contêiner para coleta seletiva.
Segundo a Diretora-Geral do Campus, Letícia Pivetta, os objetivos estratégicos do IFRO estão relacionados com a sustentabilidade e a preservação do meio ambiente. “Neste sentido a realização da coleta seletiva em nossa unidade é muito importante, já que põe em prática tais objetivos. Além disso, a parceria com a cooperativa garante um destino correto para os resíduos produzidos pela comunidade do nosso campus, contribuindo para minimizar as contaminações de solo e água, preservando o nosso meio ambiente”, explicou a gestora.
O descarte adequado do lixo é tema recorrente no campus, que possui o Curso Técnico de Florestas e o Bacharelado em Engenharia Florestal, que trazem em suas discussões a preservação do meio-ambiente, passando necessariamente pela reciclagem do lixo. Para a professora Jéssica Linhares, que é engenheira sanitária e professora de ambos os cursos, “é muito importante ter um ponto de coleta seletiva, porque estamos sempre falando sobre conscientização e bons hábitos sobre descarte e separação adequada do lixo.”
Até o momento, o campus não tinha um local adequado para receber os resíduos e a instalação deste ponto de coleta reforça o que já é dito em sala de aula. Por isso, esse local “é uma conquista importante para nós, que vai colaborar para que a gente reforce essa mensagem de educação ambiental no nosso dia a dia, nas nossas aulas, em todos os nossos cursos, pois é também uma prática de cidadania”, destacou Jéssica.