23/10/2023 às 18h03min - Atualizada em 23/10/2023 às 18h03min

Festival Cultural "Reconstruindo o Quilombo" começa nesta segunda-feira (23) em Pimenteiras do Oeste

O evento se estenderá até o dia 27 de outubro e contará com oficinas, palestras e apresentações culturais na Comunidade Quilombola de Santa Cruz

Gazeta Rondônia
Andreia Machado

Gazeta Rondônia Publicidade 790x90

Nesta semana, a Comunidade Quilombola de Santa Cruz, localizada nas margens da fronteira entre o Brasil e a Bolívia, na cidade de Pimenteiras do Oeste, Rondônia, será o epicentro de um evento cultural de grande importância. O "Festival Cultural Reconstruindo o Quilombo" terá início no dia 23 e se estenderá até o dia 27 de outubro de 2023, prometendo uma celebração rica da cultura quilombola e uma oportunidade única para promover a diversidade cultural e o respeito mútuo.

O evento é uma iniciativa da Rede Diversidade Amazônica, uma coalizão composta por três organizações ativas em Rondônia. A Associação Cultural, Educação, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável Diversidade Amazônica (ACEMDA), o Ponto de Cultura e Memória criado em 2015 na cidade de Vilhena, a Associação de Remanescentes Quilombolas de Pimenteiras do Oeste (ARQOS), fundada em 2011, e o Ponto de Cultura e Ponto de Mídia Livre Serpentário Produções, existente desde 2009 no município de Vilhena, uniram esforços para tornar este festival uma realidade.


O Festival Cultural Reconstruindo o Quilombo é fruto da contemplação no Edital IberCultura Viva de Apoio a Redes e Projetos de Trabalho Colaborativo 2023 e promete atrair cerca de 500 membros da comunidade quilombola, bem como amantes da cultura e interessados em aprender mais sobre as tradições quilombolas.

As atividades programadas abrangem uma ampla variedade de manifestações culturais, desde apresentações musicais, leituras de poemas, projeção de documentários, danças tradicionais, exposições de fotografias e literatura quilombola, tudo acontecendo no Centro Recreativo Paula Leite Ribeiro.



Além das apresentações culturais, o festival também inclui atividades educativas e de capacitação. Haverá uma palestra sobre a importância da preservação da cultura e identidade quilombola, uma oficina de dança afro-brasileira com 50 vagas e uma oficina de artesanato com palha de buriti também com 50 vagas. As oficinas acontecerão na escola pública estadual de Ensino Fundamental e Médio Inacio de Castro e têm como objetivo ensinar aos participantes como criar biojoias com materiais encontrados na floresta.

Um dos principais objetivos dos organizadores é que o festival se torne um marco na valorização da cultura afro-brasileira, no combate ao racismo e no estímulo ao protagonismo da comunidade quilombola. As atividades do evento também visam promover a harmonia entre as diferentes culturas presentes na região, reforçar a cidadania e destacar a importância da igualdade entre os povos.

A Rede Diversidade Amazônica, que está por trás dessa iniciativa, é reconhecida pelo seu compromisso em valorizar as culturas das comunidades quilombolas e indígenas da Amazônia Legal. Seus projetos incluem a produção de livros, revistas, eventos culturais e programas de capacitação, tudo com o objetivo de preservar e enaltecer a riqueza das tradições locais.

Com o Festival Cultural Reconstruindo o Quilombo, a Rede Diversidade Amazônica espera criar pontes culturais entre os povos da América, contribuindo para uma valorização ainda maior das riquezas e tradições regionais. Este evento não é apenas uma celebração da cultura quilombola, mas também uma oportunidade de promover a diversidade cultural e o respeito mútuo, fortalecendo os laços entre as comunidades e enriquecendo a herança cultural da região.

O Festival Cultural Reconstruindo o Quilombo é uma ocasião especial para celebrar e aprender sobre a história e a cultura quilombola em Pimenteiras do Oeste, Rondônia, valorizando a rica herança quilombola da região amazônica. Este evento promete ser uma demonstração vibrante e inspiradora da diversidade e riqueza cultural que fazem do Brasil uma nação tão extraordinária.

Quer receber diariamente no seu celular links de notícias exclusivas de Rondônia, Brasil e Mundo do Portal Gazeta Rondônia acesse e participe do nosso Grupo de Whatsapp silencioso, sem debates ou comentários.


 
Fonte: Andreia Machado.

Gazeta Rondônia Publicidade 790x90


Notícias Relacionadas »
Comentários »