08/04/2021 às 14h19min - Atualizada em 08/04/2021 às 14h19min

​IFRO - Campus Colorado do Oeste oferta curso de Auxiliar em Agropecuária para reeducandos do Conesul

Gazeta Rondônia

Gazeta Rondônia Publicidade 790x90

O Instituto Federal Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia – IFRO, Campus Colorado do Oeste em parceria com a Secretaria Estadual de Justiça – SEJUS, está ofertando, para os reeducandos das Unidades Prisionais dos municípios de Colorado do Oeste e Vilhena, o curso de Formação Inicial e Continuada de Auxiliar em Agropecuária. Ao todo, 70 alunos estão realizando o curso pelo sistema apostilado.

O curso tem duração de 200 horas, dividido em 10 disciplinas. Mensalmente, o IFRO envia às unidades prisionais as apostilas de duas disciplinas, que imprimem e disponibilizam aos reeducandos. As provas são aplicadas ao final de cada mês e corrigidas pelos docentes do IFRO. A unidade prisional de Colorado do Oeste oferta ainda aulas gravadas para os alunos fornecidas pelo IFRO.


Para participar, o reeducando precisa ter ensino fundamental incompleto e atender os critérios da própria unidade em que está inserido. Ao final do curso, os aprovados receberão certificados emitidos pelo IFRO.

O professor Willian Mota, Chefe de Departamento de Extensão do IFRO – Campus Colorado do Oeste afirmou que o principal objetivo do curso é oportunizar aos reenducandos a possibilidade de reinserção no mercado de trabalho, após o cumprimento da pena.
 
“Nosso objetivo é levar o IFRO à comunidade, qualificando mão-de-obra para o mercado de trabalho”, pontuou Mota
 
O policial penal Edilson Figueiredo vê de grande valia a oferta do Curso do IFRO para reeducandos nesta parceria com a Sejus. Segundo ele, investir em capacitação é fundamental para oportunizar à pessoa privativa de liberdade novas possibilidades fora do crime.
 
“O que parece simples para uma pessoa comum é recebido por eles como a única chance de mudar de vida. Com isso, todos ganham! Reeducandos e sociedade com a diminuição da reincidência e criminalidade”.

Segundo o gerente de Reinserção social, Fábio Recalde, a SEJUS, através da Gerência de Reinserção. luta diariamente para tentar promover cada vez mais cursos e dar oportunidades para os reeducandos do sistema prisional do estado, os cursos ofertados pela SEJUS e demais parceiros, sobretudo aqueles voltados à profissionalização, são formas de tratamento penal que permitem ao sentenciado a chance de se reposicionar socialmente a partir da qualificação profissional.
 
"Esses cursos, de forma apostilada, são novas modalidades que tivemos que implantar para dar continuidade à capacitação dos presos nesse momento de pandemia, e assim garantir a oportunidade dos reeducandos retornarem ao mercado de trabalho, podendo assim ter uma melhor condição de enfrentamento das dificuldades fora das grades, Entre as diversas áreas profissionais, a agropecuária está em alta no país. É a junção de duas atividades: agricultura (cultivo de plantas), e pecuária (criação de animais), e este foi um dos motivos da escolha do curso”, destacou Fabio.
 
 Devido à aceitabilidade do Projeto, a coordenadora de cursos de Formação Inicial e Continuada, Germanna Wilk Reis de Almeida, informou ainda que o IFRO– Campus Colorado do Oeste e a SEJUS estão em conversação para estender o curso às demais unidades prisionais do estado e à oferta de novos cursos no sistema apostilado.

Gazeta Rondônia Publicidade 790x90


Notícias Relacionadas »
Comentários »