31/10/2023 às 14h12min - Atualizada em 31/10/2023 às 14h12min

Festival "Reconstruindo o Quilombo" celebrou a cultura quilombola em Pimenteiras do Oeste

O festival contou com apresentações culturais e oficinas para a comunidade quilombola de Santa Cruz

Gazeta Rondônia

Gazeta Rondônia Publicidade 790x90

O Festival Cultural "Reconstruindo o Quilombo" emocionou a Comunidade Quilombola de Santa Cruz, localizada nas margens da fronteira entre o Brasil e a Bolívia, na cidade de Pimenteiras do Oeste, Rondônia. O evento foi realizado entre os dias 23 e 27 de outubro de 2023.
 
Organizado no Centro Recreativo Paula Leite Ribeiro, o evento se destacou por suas diversas atividades, incluindo apresentações musicais, leituras de poemas, projeção de documentários, danças tradicionais, exposições de fotografias e literatura quilombola, além de uma emocionante homenagem aos pioneiros da comunidade quilombola de Santa Cruz.



 
O Festival Cultural Reconstruindo o Quilombo, foi promovido pela Rede Diversidade Amazônica, uma coalizão composta por três organizações ativas em Rondônia. A Associação Cultural, Educação, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável Diversidade Amazônica (ACEMDA), a Associação de Remanescentes Quilombolas de Pimenteiras do Oeste (ARQOS), e o Ponto de Cultura e Ponto de Mídia Livre Serpentário Produções que uniram esforços para tornar este festival uma realidade.
 
O principal objetivo do festival foi valorizar e celebrar a rica cultura quilombola, além de promover a diversidade cultural e o respeito mútuo. As atividades do evento tinham como objetivo promover a harmonia entre as diferentes culturas presentes na região, reforçar a cidadania e destacar a importância da igualdade entre os povos.


 
O Festival Cultural "Reconstruindo o Quilombo" foi contemplado no Edital IberCultura Viva de Apoio a Redes e Projetos de Trabalho Colaborativo 2023 e contou com a participação de cerca de 500 membros da comunidade quilombola, bem como amantes da cultura e interessados em aprender mais sobre as tradições quilombolas.
 
Além das apresentações culturais, o festival também incluiu atividades educativas e de capacitação. Foi realizada uma palestra sobre a importância da preservação da cultura e identidade quilombola, além de oficinas de dança afro-brasileira e artesanato com palha de buriti. As oficinas capacitaram 100 alunos e foram realizadas na escola pública estadual de Ensino Fundamental e Médio Inácio de Castro, tinham como objetivo capacitar os participantes com atividades culturais gratuitas, e todos os participantes receberam certificados de participação.


 
Com a participação de cerca de 500 membros da comunidade quilombola e entusiastas da cultura, o festival se destacou como um evento que não apenas celebrou as tradições locais, mas também fortaleceu os laços de respeito e harmonia entre diferentes culturas na região.
 
A Rede Diversidade Amazônica, por trás dessa iniciativa, é reconhecida pelo seu compromisso em valorizar as culturas das comunidades quilombolas e indígenas da Amazônia Legal. Seus projetos incluem a produção de livros, revistas, eventos culturais e programas de capacitação, tudo com o objetivo de preservar e enaltecer a riqueza das tradições locais.



VEJA TAMBÉM:

https://gazetarondonia.com.br/noticia/12943/festival-cultural-reconstruindo-o-quilombo-comeca-nesta-segunda-feira-23-em-pimenteiras-do-oeste
 
https://gazetarondonia.com.br/noticia/12630/pimenteiras-do-oeste-festival-cultural--reconstruindo-o-quilombo--sera-realizado-em-outubro-no-municipio
 
O Festival Cultural "Reconstruindo o Quilombo" promoveu a valorização da história e da cultura quilombola de Santa Cruz em Pimenteiras do Oeste, Rondônia, enaltecendo a rica herança quilombola da região amazônica. Este evento foi uma demonstração vibrante e inspiradora da diversidade e riqueza cultural que fazem do Brasil uma nação tão extraordinária. A comunidade quilombola e todos os envolvidos no festival celebraram a herança quilombola com orgulho e respeito, demonstrando a importância de preservar e compartilhar essa parte vital da identidade brasileira.



Quer receber diariamente no seu celular links de notícias exclusivas de Rondônia, Brasil e Mundo do Portal Gazeta Rondônia acesse e participe do nosso Grupo de Whatsapp silencioso, sem debates ou comentários.


 
Fonte: Andrea Machado.

Gazeta Rondônia Publicidade 790x90


Notícias Relacionadas »
Comentários »