O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu nesta sexta-feira (10) um alerta de calor acima da média para 40 municípios de Rondônia.
De modo geral, um alerta vermelho é emitido quando é esperado um fenômeno meteorológico de "intensidade excepcional, com grande probabilidade de ocorrência de grandes danos e acidentes, com riscos para a integridade física ou mesmo à vida humana". Nas cidades em alerta, a temperatura deve ficar 5ºC acima da média.
O alerta de calor intenso começou na sexta-feira e deve durar cinco dias. Nesse período, há previsão de algumas cidades registrarem até 40°C durante a tarde, principalmente na região central do estado e zona da mata.
Até Vilhena, conhecida como a cidade clima e de temperatura mais amena, entrou na lista de forte calor para os próximos dias.
Os municípios com alerta de calor são Alta Floresta D'Oeste, Alvorada do Oeste, Cabixi, Cacaulândia, Cacoal, Campo Novo de Rondônia, Castanheiras, Cerejeiras, Chupinguaia, Colorado do Oeste, Corumbiara, Costa Marques, Espigão D'Oeste, Governador Jorge Teixeira, Guajará-MIrim, Jaru, Ji-Paraná, Ministro Andreazza, Mirante da Serra, Monte Negro, Nova Brasilândia D'Oeste, Nova Mamoré, Nova União, Novo Horizonte do Oeste, Parecis, Pimenta Bueno, Pimenteiras do Oeste, Presidente Médici, Primavera de Rondônia, Rolim de Moura, Santa Luzia D'Oeste, São Felipe D'Oeste, São Francisco do Guaporé, São Miguel do Guaporé, Seringueiras, Teixeirópolis, Theobroma, Urupá, Vale do Paraíso e Vilhena.
Segundo o Inmet, as cidades mais ao norte do estado, como Porto Velho e Ariquemes, ficaram fora do alerta de perigo de calor acima da média. No entanto, essa região do estado deve ser atingida por uma corrente que vai derrubar a umidade relativa do ar.
Na capital, o fim de semana deve ser de muitas nuvens com pancadas de chuva e trovoadas isoladas. a máxima deve ser de 34°C no sábado (11) e 35°C no domingo (12).