Começará nesta quarta-feira (14) a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde do município de Cerejeiras (RO) – SEMSAU a meta é imunizar o público-alvo, formado por crianças, adultos e idosos.
De acordo com estratégia definida pelo Ministério da Saúde, a vacinação acontecerá de forma escalonada; confira:
Primeira etapa (14/04 a 10/05): Crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas, trabalhadores de saúde e povos indígenas;
Segunda etapa (11/05 a 08/06): Idosos com 60 anos ou mais e professores das escolas públicas e privadas;
Terceira etapa (09/06 a 09/07): Pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, pessoas com deficiência permanente, forças de segurança e salvamento, Forças Armadas, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade.
Ainda segundo a SEMSAU, a campanha é uma importante medida também no combate à pandemia da Covid-19, porque prevenirá o surgimento de complicações decorrentes da doença, óbitos, internações e consequente sobrecarga nos serviços de saúde, além de reduzir os sintomas que podem ser confundidos com os da Covid-19.
Parte dos grupos prioritários da campanha da vacinação da Influenza coincide com os grupos de risco para vacinação contra Covid-19. Por isso, é necessário haver um intervalo mínimo de 14 dias entre as duas vacinas. As pessoas que ainda não foram imunizadas contra Covid-19 ou que receberam apenas a primeira dose devem priorizar essa data e, posteriormente, buscar um posto para se vacinar contra gripe.
LOCAL DE VACINAÇÃO EM CEREJEIRAS
Unidade Básica de Saúde Dr. Humberto Muniz Barbosa – Localizado na Avenida das Nações nº. 2115, centro, ao lado da feira municipal.
Horários de vacinação:
Manhã: 07:30 as 10:30h
Tarde: 13:30 as 16:30h
Levar documento de identificação, caderneta de vacinação e ou cartão do SUS, manter o distanciamento social, uso obrigatório de máscara e álcool em gel e evitar aglomerações.