23/01/2024 às 11h14min - Atualizada em 23/01/2024 às 11h14min

Capital entra em alerta laranja para perigo de chuvas intensas

Gazeta Rondônia

Gazeta Rondônia Publicidade 790x90

Um novo alerta laranja para perigo de chuvas intensas foi emitido para Porto Velho nesta segunda-feira (22), segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Há possibilidade de chuva intensa durante a noite e início da manhã de terça-feira (23).

De acordo com o Inmet, são esperados chuva entre 30 e 60 mm/h ou até 100 mm por dia, além de ventos intensos e raios. O alerta laranja de chuva iniciou nesta segunda-feira e vai seguir até o fim da manhã de terça-feira (veja no mapa abaixo onde está sobe alerta).

Durante a noite haverá muitas nuvens com pancadas de chuva na capital. A temperatura deve chegar aos 24°C na próxima madrugada.

 

Como se proteger da forte chuva

 

Veja dicas do Corpo de Bombeiros Militar e da Defesa Civil para se manter protegido em dias de chuva:

Em casa

 

  • Em situações de destelhamento causado por ventos intensos, é aconselhável procurar abrigo debaixo de uma mesa ou cama para evitar possíveis danos causados ​​por cacos e fragmentos de telhas. Se a água da rua começar a invadir a casa, é silencioso deixar o local e buscar refúgio em um ambiente seco.
  • Evite permanecer próximo a canos, janelas e portas metálicas, especialmente durante tempestades acompanhadas por raios. É fundamental não utilizar equipamentos elétricos conectados à tomada, incluindo celulares conectados ao carregador, devido ao risco de choque elétrico e curto-circuito.
  • Mantenha uma atenção constante à manutenção da residência: faça a limpeza regular das calhas e certifique-se de que o telhado esteja firmemente fixado. Além disso, fique atento aos sinais de infiltrações para resolver qualquer problema o mais rápido possível. Esses protetores para a segurança durante eventos climáticos adversos.

 

No trânsito

 

  • Mantenha a atenção nas condições do veículo, assegurando que os freios e pneus estejam devidamente calibrados, e os faróis em pleno funcionamento. Dirija com cautela, mantendo uma distância segura do veículo à frente para reduzir o risco de colisões. Em situações de chuva torrencial, busque um local seguro para estacionar, afastado de árvores e alambrados metálicos, e aguarde o fim da tempestade.
  • Evite freadas abruptas e mudanças bruscas de faixa para garantir que os pneus mantenham o contato adequado com o asfalto. Prefira acionar o freio gradualmente e evite dirigir em alta velocidade. Mantenha práticas seguras de direção, como o uso do cinto de segurança e o sinal de mudança de direção.
  • Para os motociclistas, é aconselhável evitar chuvas intensas, procurar abrigo em paradas de ônibus ou outros locais cobertos, e utilizar equipamentos de proteção, incluindo capacete com viseira completa ou óculos de proteção, capa de chuva, jaqueta com proteções, luvas e botas.
  • Os pedestres devem realizar travessias de forma segura, utilizando faixas de pedestres ou semáforos. Fonte: G1

Gazeta Rondônia Publicidade 790x90


Notícias Relacionadas »
Comentários »