01/03/2024 às 21h43min - Atualizada em 01/03/2024 às 21h43min

Meteorologia emite alerta laranja de tempestades neste sábado para 6 municípios de Rondônia

Gazeta Rondônia

Gazeta Rondônia Publicidade 790x90

Um alerta laranja de tempestade foi emitido nesta sexta-feira (1°) para Rondônia e mais quatro estados da Região Norte e Centro-Oeste (Acre, Amazonas, Pará e Mato Grosso)

O alerta laranja é do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e indica um grau de perigo para chuvas intensas.


Conforme indica a previsão, durante a noite e início de sábado (2) está previsto um volume de chuvas entre 30 e 60 mm por hora ou entre 50 e 100 mm por dia nestas regiões.

Em Rondônia, o alerta laranja vale para cidades ao norte, como:

Porto Velho

Campo Novo de Rondônia

Cujubim

Candeias do Jamari

Nova Mamoré

Ariquemes

Nos demais municípios do estado, o alerta é amarelo, o que indica chuva em menor potencial.

Previsão na capital

Em Porto Velho, o tempo segue nublado com pancadas de chuva e trovoadas isoladas durante o sábado e domingo (3). Os termômetros devem variar de 24° a 31°C.

Clique aqui para seguir o canal do Portal Gazeta Rondônia no WhatsApp

O Inmet aconselha que, diante de rajadas de vento, as pessoas evitem se abrigar sob árvores, devido ao perigo de descargas elétricas, e que não estacionem veículos próximo a torres de transmissão e placas de propaganda. Em situações de descargas elétricas, recomenda-se desligar equipamentos elétricos e o quadro de energia.

Como se proteger da forte chuva

Veja dicas do Corpo de Bombeiros Militar e da Defesa Civil para se manter protegido em dias de chuva:

Em casa

Em situações de destelhamento causado por ventos intensos, é aconselhável procurar abrigo debaixo de uma mesa ou cama para evitar possíveis danos causados ​​por cacos e fragmentos de telhas. Se a água da rua começar a invadir a casa, é silencioso deixar o local e buscar refúgio em um ambiente seco.

Evite permanecer próximo a canos, janelas e portas metálicas, especialmente durante tempestades acompanhadas por raios. É fundamental não utilizar equipamentos elétricos conectados à tomada, incluindo celulares conectados ao carregador, devido ao risco de choque elétrico e curto-circuito.

Mantenha uma atenção constante à manutenção da residência: faça a limpeza regular das calhas e certifique-se de que o telhado esteja firmemente fixado. Além disso, fique atento aos sinais de infiltrações para resolver qualquer problema o mais rápido possível. Esses protetores para a segurança durante eventos climáticos adversos.

No trânsito

Mantenha a atenção nas condições do veículo, assegurando que os freios e pneus estejam devidamente calibrados, e os faróis em pleno funcionamento. Dirija com cautela, mantendo uma distância segura do veículo à frente para reduzir o risco de colisões. Em situações de chuva torrencial, busque um local seguro para estacionar, afastado de árvores e alambrados metálicos, e aguarde o fim da tempestade.

Evite freadas abruptas e mudanças bruscas de faixa para garantir que os pneus mantenham o contato adequado com o asfalto. Prefira acionar o freio gradualmente e evite dirigir em alta velocidade. Mantenha práticas seguras de direção, como o uso do cinto de segurança e o sinal de mudança de direção.

Para os motociclistas, é aconselhável evitar chuvas intensas, procurar abrigo em paradas de ônibus ou outros locais cobertos, e utilizar equipamentos de proteção, incluindo capacete com viseira completa ou óculos de proteção, capa de chuva, jaqueta com proteções, luvas e botas.

Os pedestres devem realizar travessias de forma segura, utilizando faixas de pedestres ou semáforos.
 
Fonte: G1.

Gazeta Rondônia Publicidade 790x90


Notícias Relacionadas »
Comentários »