28/04/2021 às 15h57min - Atualizada em 28/04/2021 às 15h57min

Bordado filé é inspiração para desfile de artesãs do MS

Gazeta Rondônia

Gazeta Rondônia Publicidade 790x90

Uma técnica de bordado de origem europeia que chegou com a colonização ao Brasil, onde se estabeleceu nas comunidades de pesca de Alagoas. O filé alagoano é uma técnica que se formou ao longo da história até se desenvolver como ela é hoje, firmando-se como referência na cidade em que cresceu, Maceió, Alagoas. 

Todo o charme e estilo inconfundíveis de um trabalho artesanal minucioso e único vem conquistando o seu espaço nacionalmente, resultado que se vê em peças para casa, vestuário e acessórios


Reconhecida como um bordado rico, a técnica é feita à mão e permite o uso de uma infinidade de gravuras e cores, usando o entrelace dos fios sobre o tear. A inspiração do nordeste do país chegou a Campo Grande (MS), levada pela C4 Bordados, um grupo de artesãs que desenvolvem esse trabalho e que inovaram no mercado da moda sul-mato-grossense, com as linhas entrelaçadas de Alagoas.

E a novidade tem agradado. A pluralidade de elementos que compõem uma peça de bordado filé nunca antes foi explorada na região e enche os olhos de quem a conhece, pois se depara com a transformação de uma simples matéria-prima em uma obra de arte, 100% manual, um trabalho sustentável e criativo.
 
No fim de abril, elas lançaram um desfile para apresentar essa arte, em roupas para o dia a dia, moda praia e eventos, florido ou discreto, o bordado de filé é tendência de um consumo consciente, artesanal e exclusivo. É a moda fazendo um convite à simplicidade e à riqueza cultural, com conforto e um pouco de mimo.
 
SERVIÇO: A C4 Bordados e Criações está localizada em Campo Grande (MS) e você pode acompanhar mais conteúdos e coleções pelo (YouTube) e (Instagram) e fazer sua encomenda no (WhatsApp) ou E-mail: [email protected]
 
Veja o vídeo do desfile realizado pela C4 Bordados em Campo Grande – MS.



 
SEJA O REPÓRTER

Colabore enviando pautas e sugestões ao portal eletrônico Gazeta Rondônia por meio do canal aberto de WhatsApp.

Envie notícias, fotos, áudios, vídeos, sugestões, correções ou flagrantes no WhatsApp da Redação e não se esqueça de solicitar anonimato ou não.

Para que sua imagem tenha mais qualidade, orientamos que fotos e vídeos devam ser feitos com o celular na posição horizontal.

Textos e denúncias anônimas também podem ser enviadas a redação do Gazeta Rondônia pelo e-mail: [email protected]

Acompanhe nossa página no Facebook e fique bem informado (a) com as principais notícias de Rondônia, Brasil e Mundo.

Quer receber no seu celular links de notícias exclusivas de Rondônia, Brasil e Mundo participe do Grupo de Whatsapp do portal Gazeta Rondônia, sem debates ou comentários.
 

Gazeta Rondônia Publicidade 790x90


Notícias Relacionadas »
Comentários »