15/03/2024 às 23h38min - Atualizada em 15/03/2024 às 23h38min

Pet Terapia leva alegria para crianças internadas

Gazeta Rondônia

Gazeta Rondônia Publicidade 790x90

“Eu fiquei satisfeita porque minha filha gosta dos bichinhos. Ela ficou até louca por aquela peludinha”. A dona de casa Daniela Lobato ficou toda feliz ao ver o sorriso da filha, Rafaela, 4 anos, com a visita mais do que especial de dois cãezinhos.

A menina está internada há uma semana na clínica pediátrica do Hospital Regional do Baixo Amazonas Dr. Waldemar Penna (HRBA), em Santarém, no oeste do Pará, e participou na quarta-feira (13) do projeto Pet Terapia. “Eu gostei porque a minha filha ama pet”, comemorou a mãe.

Em parceria com o curso de medicina veterinária da Universidade da Amazônia (Unama), o HRBA promove o contato dos animais com as crianças internadas na unidade, promovendo o bem-estar e levando alegria aos pequenos pacientes. O projeto existe desde 2016 e desta vez a buldogue francês Margot e a shih tzu Charlotte foram as visitantes especiais e brincaram com usuários e colaboradores.

“É um projeto importante para a interação das crianças. Elas sentem outras texturas, acabam se distraindo e ficam mais felizes. A gente sabe que a felicidade ajuda a curar também, então os cãezinhos fazem parte desse processo. O principal critério para a gente trazer é saber se o animalzinho é dócil, se gosta de crianças e se estão vacinados, vermifugados. Mas têm que ser animais dóceis”, explicou a professora Gisele Seade, que esteve à frente da ação.

A acadêmica do 9º semestre de medicina veterinária Eloiza Soares trouxe a Margot para fazer essa visita. E sabia que tanto ela quanto os pacientes iam gostar muito desse momento. “A Margot é minha filha e sempre gostou muito de criança. Eu imaginei que ela ia se dar super bem aqui no hospital. Acho uma terapia muito importante porque as crianças saem um pouco da rotina, acho que estimula muito o desenvolvimento dessas crianças”, afirmou.

Já a Maria Luiza Almeida, 9 anos, até estava com um pouco de medo dos cãezinhos no início, mas depois que começou a brincar com eles, não queria mais parar. Ela até escolheu a cadelinha preferida. “Eu amei! Gostei mais de brincar com a Charlotte”, contou.

A Pet Terapia apresenta muitos benefícios para os pacientes. A intenção é amenizar a angústia dos pacientes e tornar o ambiente hospitalar mais acolhedor. As visitas ocorrem apenas com os pequenos que não possuem contraindicação médica para o tratamento com os pets.

“Eu fiquei fascinada. Achei muito importante para as crianças, principalmente para pacientes que são moradores aqui do hospital. Então esse acesso com o mundo exterior é muito interessante, traz um acalento, uma humanização e alegra o coraçãozinho deles. Influencia no tratamento porque a cabeça comanda o nosso corpo. Se a nossa mente está bem, o nosso corpo responde. Então, se eles estão felizes, vão responder melhor ao tratamento que estão fazendo”, destacou a enfermeira Ariane Medeiros.

Serviço: O HRBA é referência em média e alta complexidade para uma população de 1,4 milhão de pessoas residentes em 29 municípios, e presta serviço 100% referenciado, atendendo à demanda originária da Central de Regulação do Estado.

A unidade pertence ao Governo do Pará, sendo administrada pelo Instituto Social Mais Saúde, em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), e fica localizada na Avenida Sérgio Henn, nº 1100, bairro Diamantino, em Santarém. Fonte: Ascom / HRBA

Gazeta Rondônia Publicidade 790x90


Notícias Relacionadas »
Comentários »