16/04/2024 às 16h32min - Atualizada em 16/04/2024 às 16h32min

Deputada Sílvia Cristina participa do 1° Fórum Nacional para debater a emancipação de distritos no Brasil

Parlamentar defendeu a emancipação de distritos, como forma de assegurar direitos dos moradores

Gazeta Rondônia
Assessoria

Gazeta Rondônia Publicidade 790x90

A deputada federal Sílvia Cristina (PL) defendeu a emancipação dos distritos, ao participar do 1° Fórum Nacional Para Debater a Emancipação de Distritos no Brasil, realizado na manhã desta terça-feira (16), no auditório Nereu Ramos, na Câmara dos Deputados. O evento foi promovido pela Frente Parlamentar Mista em Apoio à Emancipação de Distritos no Brasil, presidida pela deputada federal Flávia Morais (GO).
 
"Somos a favor da emancipação, vamos lutar para que isso aconteça, para dar a tranquilidade que os moradores precisam, encurtar caminhos e facilitar o acesso aos serviços. A autonomia política e administrativa é importante para assegurar o desenvolvimento das localidades. Em Rondônia, muitos distritos já são maiores e economicamente mais fortes do que diversas cidades, reunindo plenas condições de emancipação", relatou a parlamentar.

Clique aqui para seguir o canal do Portal Gazeta Rondônia no WhatsApp

De Rondônia, estavam presentes os deputados estaduais, Marcelo Cruz, presidente da Assembleia Legislativa, Laerte Gomes, presidente do Parlamento Amazônico, Ezequiel Neiva, Ismael Crispin, Cirone Deiró e Lucas Torres. O presidente da Unale, Sérgio Aguiar, e o deputado Sinésio Campos (AM), entre outros parlamentares, participaram do evento.

No Fórum, foi debatido os efeitos da Emenda Constitucional 111/2021, de 21.09.2021, que alterou o artigo 14 da Constituição Federal, incluindo os §§ 12 e 13, que atribuíram às Câmaras Municipais a prerrogativa de autorizar a realização de Consultas Populares sobre questões locais, que deverão ser encaminhadas à Justiça Eleitoral em até noventa dias antes das eleições municipais de outubro de 2024.

Assessoria.

Gazeta Rondônia Publicidade 790x90


Notícias Relacionadas »
Comentários »