Acontece, entre os dias 07 e 08 de junho o primeiro Congresso Regional sobre o Espectro Autista no auditório Leila Barreiros, localizado na Rua Primeiro de Maio, nº 520, em Ji-Paraná, Rondônia. Ainda no primeiro dia, acontecerão as palestras "A Contribuição da Terapia Ocupacional Para Crianças com TEA" e "Autismo no Contexto Escolar" Roda de conversa com o tema "Enfrentando a desinformação e como conscientizar a sociedade", Dinâmica e Sorteios de Prêmios.
No dia 08, o evento terá início às 13h, com a Apresentação Infantil Coral APAE. Na sequência, acontecerão as palestras "Neurociência e o Autismo", "Terapia Fonoaudiológica para Crianças com TEA", "Avaliação do Pediatra versus Neuropediatra", "Os Direitos do Autista". "Benefícios Sociais dos Autistas" e "Compreendendo o TEA, Diagnóstico a Intervenção", roda de conversa com o tema "Compartilhando experiências do TEA na vida adulta", Entrevistas com Mães Autistas, Apresentação dos trabalhos desenvolvidos no Centro de Autismo e na APAE, incluindo música e dança realizada pelos alunos, Dinâmicas em Grupos, Sorteio de Brindes.
Os palestrantes confirmados são: Graciely Nunes Santana, Ana Paula Ramos, Lohaynne Lopes de Freitas, Érica Lucineide de Souza Amanda Malhada, Adieize Boldrine, Lilian Daiane Fernandes, Robson Casula e Elenir Luz Oliveira.
O Congresso Regional sobre o Espectro Autista em Ji-Paraná, Rondônia, é de extrema relevância para a comunidade local, pois promove a conscientização e a educação sobre o autismo. Este evento reúne especialistas, profissionais da saúde, educadores e famílias, proporcionando um espaço para o compartilhamento de conhecimentos, experiências e melhores práticas no atendimento e inclusão de pessoas no espectro autista. Além disso, o congresso fortalece a rede de apoio e colaboração entre os participantes, contribuindo para uma sociedade mais inclusiva e informada, e destacando a importância do apoio contínuo voltadas para a população autista na região, receberemos comitivas das cidades de Jaru, Cacoal, Pimenta Bueno, São Miguel do Guaporé, Seringueiras e São Francisco. Eu acredito que esse será o primeiro de vários congressos sobre o espectro autista, e Ji-Paraná será o palco principal da sensibilização sobre o tema, afirmou o organizador Prof. Diógenes Oliveira da Silva Portela, 35 anos, autista, Pai atípico, ativista da causa autista. Licenciado em Teologia e Filosofia, atualmente acadêmico de Administração e Gestão Empresarial.
Para a Jovem Everlyny, o Congresso Regional sobre o Espectro Autista em Ji-Paraná, Rondônia, é extremamente importante. Esse evento nos dá voz aos jovens autistas, permitindo que nossas experiências e necessidades sejam ouvidas e compreendidas. Além disso, é uma oportunidade para aprender mais sobre o autismo e como podemos ser melhor apoiados na nossa comunidade. Ver tantas pessoas se reunindo para entender e incluir autistas me dá esperança e mostra que juntos podemos construir uma sociedade mais acolhedora e informada. Everlyny Silva de Deus tem 29 anos, é autista e Acadêmica de Administração de empresas.