A Polícia Federal (PF) cumpriu, na manhã de terça-feira (18), uma operação em combate ao tráfico de drogas em Rondônia. Durante a ação, dois mandados de prisão preventiva e quatro mandados de busca e apreensão foram cumpridos em Ji-Paraná.
Segundo a PF, as ordens judiciais, expedidas pela 1ª Vara Criminal de Pimenta Bueno (RO), são frutos de uma investigação que iniciou em fevereiro de 2023.
As investigações começaram quando a Polícia Militar (PM) apreendeu um grande volume de drogas que estava sob a guarda de um caseiro em uma propriedade rural de Pimenta Bueno. Segundo a PF, ele chegou a ser preso em flagrante pelo crime de tráfico de drogas.
Depois da apreensão, as investigações foram aprofundadas e a partir disso, foi possível identificar outros envolvidos diretamente com o crime.
De acordo com a Polícia Federal, um dos suspeitos chegou a se apresentar com nome falso ao caseiro e aos sitiantes, mas mediante técnicas policiais, foi possível constatar sua verdadeira identidade. Segundo a PF, ele é apontado como o suposto "locatário" da propriedade rural.
Além disso, um segundo suspeito também foi identificado. Segundo a PF, ele é responsável por manter contato direto com o caseiro, coordenar a logística e utilizar contas bancárias de terceiros para ocultar sua identidade.
Durante as investigações, a Polícia descobriu diversas movimentações financeiras suspeitas, além da prática da realização de diversos depósitos de valores significativos.