A Polícia Civil de Santa Catarina (PC-SC) cumpre mandados de busca e apreensão na terceira fase da Operação Presságio na manhã desta sexta-feira (28). Os agentes teriam ido a uma secretaria municipal da prefeitura de Florianópolis e estiveram na Câmara de Vereadores da Capital. São cumpridos 26 mandados de busca e apreensão e seis mandados de afastamentos do cargo.
Na Câmara, os agentes estiveram na sala de um servidor comissionado. Não houve buscas em gabinete de parlamentares, segundo apurado pela coluna. De acordo com o Legislativo, “a Polícia Civil estava cumprindo uma diligência na Câmara Municipal, não se trata de uma operação relacionada à Casa.” A assessoria não deu mais detalhes sobre onde a apreensão foi feita e nem o alvo.
Em texto divulgado nesta manhã, a PC diz: Nesta terceira fase a investigação orbita sobre fatos semelhantes aos investigados na fase anterior, resultando na ampliação do número de pessoas investigadas, que aparentemente fazem parte do mesmo grupo criminoso, entretanto, identificou-se uma segunda secretaria municipal, supostamente envolvida no esquema. Alguns alvos ainda são servidores públicos, que apesar de operarem no esquema criminoso, permaneceram ocupando cargos públicos comissionados e terceirizados, inclusive, foram remanejados de cargos após a deflagração da primeira fase da operação”.
O texto ainda diz: “Outros investigados são pessoas identificadas como emissoras de notas fiscais para projetos sociais, sem a devida prestação dos serviços, além de empresários do ramo de eventos e esportivo. Foram alvos de busca e apreensão as residências dos investigados e dois órgãos públicos municipais. Nos locais das buscas restaram apreendidos aparelhos telefônicos e documentos relacionados aos fatos sob apuração”.