04/07/2024 às 09h51min - Atualizada em 04/07/2024 às 09h51min

​Vereadores aprovam requerimento para cancelamento de licitação da água e esgoto em Cerejeiras

Gazeta Rondônia
Assessoria

O vereador do município de Cerejeiras (RO) Valdecir Sapata Jordão (União Brasil) é autor do requerimento nº. 092/2024-MC, que foi aprovado pela maioria dos vereadores presentes na sessão extraordinária realizada na segunda-feira (01/07). O documento solicita ao poder público municipal o imediato cancelamento da licitação referente ao processo 393/2021 que trata de contratação e concessão de água e esgotamento sanitário do município de Cerejeiras pelo período de 30 anos.



Votaram favoráveis ao requerimento os vereadores; Valdecir Sapata Jordão, Antônio Marcos de Quadros Severo (Marcão da Rádio), Dione Ribeiro dos Santos, José Ferreira da Silva (Zeca Rolista) e Reinaldo Martins Brum (Caburé). Se abstiveram os vereadores Erivelton Benedicto Navarro e Isair Francisco Baldin, o vereador Elói Antônio Ronsani não compareceu a sessão e o presidente Samuel Carvalho da Silva (DJ Samuka) vota somente em casos de empates.

VEJA TAMBÉM:
 
https://gazetarondonia.com.br/noticia/15712/em-cerejeiras-vereador-sapata-solicita-cancelamento-de-licitacao-de-empresa-que-venceu-para-gerir-saneamento-basico-por-30-anos
 
https://www.extraderondonia.com.br/2017/05/17/vereador-denuncia-prefeitura-de-cerejeiras-quer-penalizar-a-populacao-com-cobranca-da-taxa-de-esgoto/
 

 
“A aprovação do nosso requerimento por parte dos colegas mostra que estamos no caminho certo, é inadmissível entregar a gestão para uma empresa por 30 anos sem uma ampla discussão e sem tentar que o município faça o próprio gerenciamento da água e esgoto, por tratar de serviço essencial sem visar lucro as custas da nossa população, que já tem uma carga altíssima de tributos, minha gratidão aos vereadores que entenderam a importância do cancelamento desse processo e esperamos que a prefeita tenha a sensibilidade de atender nosso requerimento”. Destacou Sapata.
 

O referido contrato que é de 300 milhões pode chegar em meio bilhão de reais, e que o investimento da referida empresa terá de fazer durante o período do contrato no munícipio é de cerca de 10% ou seja R$ 47.000.000,00 (Quarenta Sete Milhões de Reais) em trinta anos de contrato, uma média de 1.700.000,00 (Um Milhão e Setecentos Mil Reais) por mês enquanto sua arrecadação anual poderá passar de R$ 15.000.000,00 (Quinze Milhões de Reais) por ano.



NOTA DE ESCLARECIMENTO

Não é verdade que o vereador Sapata votou favorável pela concessão de água e esgoto em 2018 e agora se mostra arrependido em período eleitoral, a acusação é falsa e leviana, os responsáveis em espalhar Fake News serão devidamente penalizados.

Na realidade o projeto de lei nº. 113/2018 de autoria do executivo municipal e que teve o voto favorável do vereador Sapata em 03 de dezembro de 2018 e que foi amplamente compartilhado nas redes sociais de maneira inverídica, tentando confundir a opinião pública, trata da instituição e Regulamentação da Política Municipal de Saneamento Básico de no município de Cerejeiras e não da concessão ou terceirização dos serviços de água e esgotos, como tentam de má fé lubridiar a população cerejeiresnse.

 
"Há muitos anos que venho alertando quanto essa questão do Saneamento Básico, como podem verificar na matéria publicada pelo jornal Extra de Rondônia em 17 de maio de 2017 (VEJA AQUI), não sou nenhum oportunista em período eleitoral, tenho responsabilidade e cumpro minha obrigação como vereador que é fiscalizar e buscar o melhor para a população de Cerejeiras que me elegeu para representá-los e não aguentam mais arcar com tantos tributos e taxas no municipio de Cerejeiras". Finalizou Sapata.


 
Assessoria.


Notícias Relacionadas »
Comentários »