Um vídeo publicado nas redes sociais da Polícia Rodoviária Federal (PRF) do Tocantins repercutiu nas redes sociais. A gravação registrou o momento em que os oficiais flagraram um caminhão com a placa coberta com fezes de gado, nesta segunda-feira (1) em Figueirópolis, e decidiram abordar o motorista para verificar a situação.
Durante a abordagem, o caminhoneiro confessou que tentou ocultar a identificação da placa para não ser multado por excesso de velocidade. A tentativa inusitada do motorista para tentar escapar da fiscalização repercutiu no Instagram da PRF-TO com quase 200 mil visualizações.
Ele acabou autuado por conduzir o veículo com a identificação comprometida e para seguir viagem a precisou limpar a placa, regularizando a situação.
Conduzir um veículo com qualquer uma das placas de identificação sem condições de legibilidade e visibilidade – seja por objetos, lama, plásticos ou outros produtos – constitui uma infração gravíssima.
De acordo com o artigo 230 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), essa infração resulta em perda de sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e multa de R$ 293,47.
A PRF ainda destacou a importância da fiscalização e nas rodovias para garantir a segurança de todos os usuários. Práticas como a do caminhoneiro não só são ilegais, como também colocam em risco a segurança no trânsito.