A realização da Audiência Pública em Cerejeiras é um passo importante para discutir a concessão do saneamento básico e da água tratada. A participação da população é fundamental para garantir que diferentes perspectivas sejam ouvidas e que a decisão final reflita os interesses da comunidade. O vereador Reinaldo Caburé, ao assumir a presidência da sessão extraordinária, realizada no dia 23 de julho, que deliberou a realização da audiência pública, que contou com a aprovação dos vereadores Valdecir Sapata Jordão, Marcão da Rádio, Zeca Rolista e Dione Ribeiro, demonstra um compromisso com a transparência e o diálogo.
Essa audiência pública, marcada para a próxima terça-feira, dia 13 de agosto, as 19h no plenário da Câmara Municipal poderá esclarecer dúvidas e contribuir para um entendimento mais profundo sobre os impactos da concessão no município. É uma oportunidade valiosa para que os cidadãos se envolvam ativamente nas questões que afetam suas vidas, esclarecendo junto à sociedade o modelo de execução da concessão dos serviços de água e esgoto do município de Cerejeiras. Entre os temas a serem abordados, destacam-se:
Propostas de valores das empresas classificadas (sub judice);
Duração do tempo da concessão;
Política de preços;
Órgão regulador;
Plano de execução dos investimentos (água e esgoto);
Gerenciamento do fundo municipal de saneamento básico.
Devido à importância e à abrangência do tema, é imprescindível a participação de representantes do Poder Público, especialmente da Prefeitura, responsáveis pelo processo de concessão, profissionais que atuam no sistema de saneamento, Ministério Público, FUNASA, Defensoria Pública, órgãos ambientais, bem como dos representantes das empresas envolvidas: Companhia de Saneamento das Américas S/A, Enosul Serviços de Saneamentos Ltda, e CAERD.
Ainda não confirmaram presença, mas será de fundamental importância a participação dos pré-candidatos a prefeito, Airton Gomes e Sinésio José, assim como os pré-candidatos a vice-prefeito Samuel Carvalho e Valdir Carlos, que terão a oportunidade de esclarecer a população qual o tipo de gestão do saneamento básico defendem e implantarão em sua futura gestão frente ao executivo municipal.